Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

Nova espécie de dinossauro do tamanho de um ônibus é reconhecida 30 anos depois de descoberta

Pesando 1.500 kg e com quase 9 metros de altura, o animal carnívoro era o principal predador de seu ecossistema

Isabela Barreiros Publicado em 29/01/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O dinossauro Allosaurus jimmadseni - Divulgação
O dinossauro Allosaurus jimmadseni - Divulgação

Após 30 anos da descoberta dos restos do Allosaurus jimmadseni, ele foi finalmente reconhecido como uma espécie diferente de seu primo Allosaurus fragilis, pertencente ao mesmo gênero Allosaurus.

Em 1990, ele foi desenterrado em Utah, nos Estados Unidos. De acordo com os especialistas, seu tamanho é de praticamente um ônibus da modernidade, pesando pelo menos 1.500 kg e com quase 9 metros de altura. Além disso, o dinossauro possuía 80 dentes e três garras em suas patas.

Crédito: Divulgação

Ele também era carnívoro e corria com as duas pernas, tal qual o famoso tiranossauro rex. Os paleontólogos acreditam que o Allosaurus jimmadseni era o principal predador do ecossistema em que vivia há pelo menos 155 milhões de anos.

Um novo estudo publicado na revista científica PeerJ revelou características únicas à espécie, depois de sete anos de análise dos ossos descobertos. O dinossauro possuía um crânio fino com cristas faciais baixas que iam dos chifres até seus olhos.

"Reconhecer uma nova espécie de dinossauro em rochas que foi intensamente investigada por mais de 150 anos é uma experiência extraordinária de descoberta. Allosaurus jimmadseni é um ótimo exemplo de quanto mais precisamos aprender sobre o mundo dos dinossauros”, disse o paleontologista Daniel Chure.