Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Moeda da década de 1930 é leiloada por 94,6 milhões de reais nos EUA

O leilão da moeda de ouro ocorreu na última terça-feira, 8, na Sotheby's de Nova York

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/06/2021, às 08h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moeda leiloada nos EUA - Getty Images
Moeda leiloada nos EUA - Getty Images

Uma moeda de ouro americana foi leiloada nos EUA, na última terça-feira, 8, por incríveis 18,87 milhões de dólares, o equivalente a cerca de 94,6 milhões em reais.

De acordo com o UOL, o ítem datado de 1933 agora é considerado o mais caro de sua categoria. Antes, o recorde de moeda mais cara da história pertencia ao dólar de prata Flowing Hair, de 1794, vendido por 10 milhões de dólares no ano de 2013.

O objeto leiloado nesta semana pela Sotheby's apresenta a imagem de uma mulher personificando a liberdade de um lado, enquanto uma águia aparece do outro. Essas figuras doram desenhadas pelo escultor americano Augustus Saint-Gaudens.

Segundo a matéria, a moeda nunca foi colocada em circulação, uma vez que o então presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, declarou na época o fim da conversibilidade do dólar em ouro. Mesmo assim, algumas moedas apareceram no mercado de colecionadores e depois foram apreendidas pelo serviço secreto americano.

Apenas um ítem, que pertencia à coleção do rei Farouk do Egito, não foi apreendido nessas negociações. A "Double Eagle" foi comprada por um britânico no ano de 1995 que, após cinco anos de batalha na Justiça, conseguiu revendê-la a seu atual proprietário, o designer americano Stuart Weitzman, por cerca de 39,7 milhões de reais.