Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elizabeth II

Momentos finais de Elizabeth II são detalhados em novo livro

Baseada em conversas com fontes próximas e em documentos oficiais, obra ainda revela o que Charles estava fazendo no momento da morte da monarca

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 18/01/2024, às 08h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A rainha Elizabeth II - Getty Images
A rainha Elizabeth II - Getty Images

Um novo livro sobre o rei Charles III, intitulado "Charles II – New King, New Court" e escrito pelo jornalista britânico Robert Hardman, oferece uma visão inédita da intimidade da família real britânica durante o período em que o estado de saúde da rainhaElizabeth II deteriorou-se irreversivelmente até o momento de seu falecimento em 8 de setembro de 2022, às 15h10.

Baseado em conversas com fontes próximas e em documentos oficiais, incluindo o memorando do secretário particular da monarca britânica, Edward Young, o livro relata que a rainha faleceu "de velhice" e de forma indolor em seu leito no Castelo de Balmoral, na Escócia. O documento registra que a rainha "não estava ciente de nada" ao partir.

Durante esse período delicado, parte da família real, incluindo Charles e Camilla, estava reunida na propriedade, oferecendo apoio à monarca, como destaca o portal MediaTalks.

Charles ausente

No exato momento da morte, no entanto, o futuro rei Charles III estava ausente, colhendo cogumelos como uma forma de aliviar as tensões. Ele foi informado da situação quando retornava ao castelo, sendo chamado pela primeira vez de "Sua Majestade".

O livro, apesar de ser uma biografia não autorizada, apresenta-se como um balanço do primeiro ano do novo rei, sendo simpático à monarquia e a Charles.