Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Morcegos têm habilidade específica na hora de procurar alimentos, indica pesquisa

A pesquisa da Universidade Johns Hopkins ajuda a entender os comportamentos guiados pela audição do animal. Confira!

Penélope Coelho Publicado em 04/11/2020, às 12h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de morcegos - Wikimedia Commons
Imagem meramente ilustrativa de morcegos - Wikimedia Commons

Na última segunda-feira, 2, a revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, publicou um estudo da Universidade Johns Hopkins sobre a capacidade que morcegos têm de calcular para onde sua presa se dirige. As informações são da CNN.

De acordo com a pesquisa, a novidade aponta para a relação da previsão de caminhos através da audição. Anteriormente, o fenômeno já havia sido estudado, mas, não relacionando à visão. Contudo, a pesquisa ressalta que os morcegos não são seres clarividentes, porém, são capazes de prever o rumo de sua presa para além de elementos visuais.

Durante o experimento, os cientistas treinaram morcegos para que eles rastreassem insetos, adicionando elementos que interrompiam os ecos, como árvores. Eles notaram que os animais conseguem continuar o rastreamento mesmo quando a presa desaparece de maneira temporária, atrás de obstáculos que bloqueiam o som do eco.

"Nossa hipótese é a de que os morcegos usam informações de velocidade do tempo dos ecos e ajustam ainda mais a mira da cabeça. Quando testamos esse modelo com nossos dados, vimos que se encaixava muito bem. A questão da previsão é importante porque um animal deve se planejar com antecedência para decidir o que fará a seguir", afirma  Angeles Salles, um dos autores do estudo da Universidade Johns Hopkins.