Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Máfia

Morre aos 61 anos Matteo Messina Denaro, último chefe da máfia italiana

Matteo Denaro estava preso desde janeiro deste ano, e enfrentava um câncer de cólon

Redação Publicado em 25/09/2023, às 08h19 - Atualizado às 18h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotos de Matteo Messina Denaro depois de sua prisão, no começo deste ano de 2023 - Getty Images
Fotos de Matteo Messina Denaro depois de sua prisão, no começo deste ano de 2023 - Getty Images

Último chefe da famosa máfia italiana, Matteo Messina Denaro morreu nesta segunda-feira, 25, aos 61 anos de idade. Preso desde janeiro deste ano, ele enfrentava um câncer no cólon; o homem era responsável por comandar a conhecida Cosa Nostra, uma importante organização criminosa do século 20, na região de Trapani, na Sicília.

Em janeiro, quando foi preso, Denaro já era foragido pela polícia havia 30 anos, e foi encontrado sob condições decadentes de saúde, sofrendo com um câncer. No entanto, conforme noticiado por agências italianas, seu estado de saúde piorou bastante nas últimas semanas, e então ele foi transferido a um hospital da prisão de segurança máxima onde foi inicialmente detido.

Foi só então na última sexta-feira, 22, que o hospital em que Messina estava internado divulgou que o homem entrou em estado de "coma irreversível", e já não recebia mais alimentação. Vale pontuar ainda que, a pedido do próprio mafioso, ele não queria ser reanimado em caso de morte.

Agora, segundo noticiado pelo g1, espera-se que o corpo de Messina Denaro retorne à Sicília para um funeral privado.

Fotos de Matteo Messina Denaro quando mais jovem
Fotos de Matteo Messina Denaro quando mais jovem / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons / Divulgação/Policia Di Stato

O verdadeiro poderoso chefão

Durante muitos anos, Matteo Messina Denaro foi uma figura de bastante destaque na lendaria Cosa Nostra, uma facção criminosa bastante importante, sendo representada nos filmes 'O Poderoso Chefão'. Antriormente, Denaro já havia sido indiciado por envolvimentos em ações que culminara, entre outras, na morte do juiz antimáfia Giovanni Falcone, em 1992.

+ Como a máfia de verdade influenciou na produção de 'O Poderoso Chefão'

Além disso, também é descrito que ele teve uma (entre várias) condenação por participar de uma série de atentados em Roma, Florença e Milão no ano de 1993, que levaram 10 pessoas à morte, sem mencionar o sequestro e assassinato de Giuseppe Di Matteo, de 12 anos, no mesmo ano. Nessa época, passou a ser considerado uma das pessoas mais procuradas da Itália.

Conhecido pela imprensa italiana como "o último poderoso chefão", é descrito que Matteo Messina Denaro não forneceu nenhuma informação relacionada a seus crimes à polícia, desde que foi preso. 

Por fim, registros médicos vazados para a imprensa evidenciam que Denaro teria sido submetido a uma cirurgia, justamente devido ao seu câncer de cólon, nos anos de 2020 e de 2022, sob um nome falso.