Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Índia

Motoristas de trens que tiveram colisão mortal na Índia estavam assistindo jogo

Os maquinistas responsáveis por pilotarem um dos trens que colidiram na Índia em outubro assistiam jogo no celular no momento do acidente

Redação Publicado em 04/03/2024, às 10h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia das locomotivas pós-colisão - Divulgação/ Youtube/ WION
Fotografia das locomotivas pós-colisão - Divulgação/ Youtube/ WION

No último mês de outubro, o estado de Andhra Pradesh, situado na Índia, foi palco de uma colisão mortal entre dois trens. Um total de 14 pessoas perderam suas vidas como consequência do episódio. 

Uma investigação realizada pelas autoridades, por sua vez, concluiu recentemente que os maquinistas de uma das locomotivas estavam distraídos no momento do acidente: eles acompanhavam um jogo de críquete pelo celular. 

Conforme informado pelo The Guardian, a seleção da Índia estava jogando contra a Inglaterra na Copa Mundial do esporte quando se deu o impacto. O ministro ferroviário indiano, Ashwini Vaishnaw, esclareceu o ocorrido em uma declaração à imprensa: 

O caso recente em Andhra Pradesh aconteceu porque tanto o piloto quanto o co-piloto se distraíram com a partida de críquete (...) Agora estamos instalando sistemas que podem detectar qualquer distração e garantir que os pilotos [maquinistas] e os pilotos assistentes estejam totalmente concentrados na operação do trem", afirmou ele. 

Histórico

Vale apontar que a Índia, embora tenha a maior malha ferroviária do mundo, infelizmente possui um histórico fatal de acidentes. No último mês de junho de 2023, por exemplo, ocorreu uma colisão entre trens que resultou nas mortes de cerca de 800 pessoas no estado de Odisha.

Além disso, em fevereiro desse ano uma locomotiva sem maquinista disparou sozinha por cerca de 70 quilômetros antes de ser parada pelos funcionários responsáveis. Neste caso, porém, não ocorreram fatalidades.