Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Política

Mourão se declarou indígena em 2018 e agora se diz branco ao TSE

Hamilton Mourão atribui divergência a "erro de preenchimento" em seu registro como candidato em 2022

Redação Publicado em 11/08/2022, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do vice-presidente Hamilton Mourão - Foto de Andressa Anholete na Getty Images
Imagem do vice-presidente Hamilton Mourão - Foto de Andressa Anholete na Getty Images

Hamilton Mourão (Republicanos), atual vice-presidente da República e candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul, atribuiu a um "erro de preenchimento" a troca de sua cor/raça em seu registro como candidato no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Em dados enviados à Justiça Eleitoral em 2018, Mourão se declarou "indígena", quando eleito na chapa de Jair Bolsonaro (PL). Em seu registro desse ano, ele se declarou branco, conforme informado pela CNN Brasil.

Nesta quinta-feira, 11, em seu Twitter, Hamilton Mourão atribuiu as divergências nos dados a um "erro de preenchimento de preenchimento de um formulário".

Declaração em 2018

Para o registro no tribunal, os candidatos devem informar seu gênero, estado civil, grau de instrução, nacionalidade e cor/raça. Jair Bolsonaro, por exemplo, declarou-se branco.

Em 2018, em uma palestra na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, Hamilton Mourão declarou que o Brasil tem uma “certa herança da indolência, que vem da cultura indígena”.

Eu sou indígena, minha gente. Meu pai é amazonense”, afirmou em seguida.

Mourão foi eleito pelo PRTB e migrou para o Republicanos esse ano. Ele, que presidiu o Conselho Nacional da Amazônia no governo Bolsonaro, foi preterido na escolha para a vice-presidência e Walter Braga Netto (PL) é o escolhido para o cargo na disputa das novas eleições.