Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Submarino

Mulher que perdeu marido e filho após implosão de submarino desabafa: 'Sinto falta deles'

Em primeira entrevista após a tragédia, mulher que perdeu o marido e o filho durante implosão de submarino desabafa

Redação Publicado em 26/06/2023, às 11h11 - Atualizado em 19/07/2023, às 14h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Christine (à esqu.) e Shahzada e Suleman Dawoo (à dir.) - Reprodução/Vídeo e Arquivo Pessoal
Christine (à esqu.) e Shahzada e Suleman Dawoo (à dir.) - Reprodução/Vídeo e Arquivo Pessoal

Após dias de expectativa e intensas buscas, a Guarda Costeira dos EUA confirmou em 22 de junho a implosão do submarino que realizava uma expedição até os destroços do Titanic, navio que naufragou em 1912. Também foi confirmado que os cinco tripulantes faleceram durante a tragédia do submersível da companhia OceanGate. 

Duas dessas pessoas eram Shahzada e Suleman Dawood. Pai e filho realizaram a expedição no dia 18 de junho, quando o submersível perdeu contato pouco tempo após iniciar o trajeto até o local de repouso do Titanic. Quem acompanhou de perto os últimos momentos em vida da dupla é Christine Dawood, esposa e mãe. 

Esperanças

Ela e a filha se encontravam no Polar Prince, o navio que dava apoio ao submersível, quando receberam a informação que a comunicação com o Titan, nome do submersível, fora perdida. "Eu não compreendi naquele momento o que isso significava - e então tudo piorou a partir daí", relembrou ela.

Na primeira entrevista após a tragédia, Christine revelou à BBC que, inicialmente, ela e o marido planejaram a expedição no passado, no entanto, a viagem foi cancelada diante da crise sanitária ocasionada pela pandemia de covid-19. "Então eu recuei e dei a eles espaço para Suleman, porque ele realmente queria ir", afirmou ela.

Foto do submersível Titan /Crédito: Divulgação/OceanGate

Christine explicou que eles se abraçaram e até mesmo fizeram piadas momentos antes de a dupla iniciar a expedição até os destroços do Titanic. "Fiquei muito feliz por eles porque os dois realmente queriam fazer isso por muito tempo", explicou ela.

Ela, que acompanhava tudo no navio de apoio do Titan, revelou o momento em que perdeu as esperanças, afinal, o que era para ser um resgate se transformou em desespero. 

"Acho que perdi a esperança quando passamos da marca das 96 horas", disse ela, que enviou uma mensagem para a família. "Eu disse: 'Estou me preparando para o pior.' Foi quando perdi as esperanças".

Já Alina, irmã e filha, manteve as esperanças até o fim. "Ela não perdeu a esperança até a ligação com a Guarda Costeira. Quando eles basicamente nos informaram que encontraram destroços", disse a mãe.

Recorde

A mãe do jovem disse à BBC que ele tinha em mente quebrar um recorde mundial durante a expedição até o Titanic. Ele realizou o trajeto com um cubo mágico com a esperança de bater o recorde debaixo d’água.

Suleman, jovem de 19 anos, chegou a se inscrever no Guinness World Records e seu pai também levou uma câmera para assim registrar o momento que poderia levar o jovem ao feito curioso. 

Shahzada foi descrito pela esposa como uma pessoa de 'curiosidade contagiante' a respeito do mundo e ao redor. Ele até mesmo fazia a família assistir a documentários depois do jantar. 

Agora, Dawood disse que, ao lado da filha, quer montar o cubo mágico em homenagem ao filho. Além disso, tem em mente terminar trabalho do marido. "Ele esteve envolvido em tantas coisas, ajudou tantas pessoas e acho que realmente quero continuar esse legado e dar a ele essa plataforma... é muito importante para minha filha também", explicou Dawood . "Sinto falta deles", afirmou ela durante o desabafo. "Eu realmente, realmente sinto falta deles."