Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

O que disse a mulher que foi alvo de deboche por estudar depois dos 40 anos?

Patrícia Linares comentou ofensas que recebeu por estudar em uma faculdade depois dos 40 anos

Redação Publicado em 14/03/2023, às 14h32 - Atualizado em 16/03/2023, às 16h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As alunas que debocharam de Patrícia Linares por ter se matriculado na faculdade depois dos 40 anos - Reprodução/Vídeo
As alunas que debocharam de Patrícia Linares por ter se matriculado na faculdade depois dos 40 anos - Reprodução/Vídeo

A estudante brasileira Patrícia Linares completou 45 anos e viralizou na internet ao ser alvo de bullying e deboche de três outras estudantes mais novas por "ter 40 anos" e estudar biomedicina. Nesta quarta-feira, 16, foi revelado que as estudantes desistiram da graduação.

Linares afirma que não vai desistir do curso. A mulher, que cursa uma universidade particular em Bauru, no interior de São Paulo, contou ao G1 que, por muito tempo, adiou seu sonho de estudar, mas agora não abre mão.

“É um sonho de adolescência que nunca pude realizar porque tive várias interrupções de estudo. E agora também não vou desistir, o sonho não morreu dentro de mim”, conta ela.

Patrícia Linares é estudante da Unisagrado. Ela está no primeiro ano da graduação de biomedicina, que ela começou no dia 27 de fevereiro. O vídeo onde três jovens colegas debocham de Patrícia por estar iniciando uma faculdade com mais de 40 anos viralizou no Twitter. Nele, uma das mulheres diz que sua colega de 45 anos deveria "estar aposentada", com falas fortemente marcadas pelo etarismo, ou preconceito por idade.

Reação

Antes de apresentar um trabalho da faculdade, Patrícia viu o vídeo, o que só aumentou seu nervosismo. Ela conta ao G1 que começou a chorar depois que uma colega lhe mostrou o vídeo onde as três alunas mais jovens debocham de Linares por causa de sua idade.

Diversos colegas se reuniram na última sexta-feira, 10, para prestar solidariedade a Patrícia, entregando cartas, flores e chocolates para ela. Sobre as reações positivas e de apoio, Linares conta:

“Eu estou estarrecida com essa corrente de amor que eu tenho recebido. A gente vê muitos relatos na internet de pessoas que sofrem preconceito, mas eu não sabia que tinha tanta gente bacana, que também já passou por esse tipo de coisa. Eu chorei, mas eu tenho pessoas que cuidam muito de mim”
Também em entrevista ao G1, uma das estudantes que gravou o vídeo debochando de Patrícia, Bárbara Calixto, disse que ela e as colegas estão arrependidas sobre o vídeo, que foi, segundo elas, uma "brincadeira de mau gosto".
Confira o vídeo onde as estudantes falam de Patrícia: