Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / França

Mulheres ameaçadas pelo grupo Talibã receberão refúgio na França

As mulheres foram retiradas do Paquistão e agora serão acolhidas pelas autoridades francesas

Redação Publicado em 04/09/2023, às 07h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de mulher afegã - Foto de azerbaijan-stockers, via Freepik
Imagem ilustrativa de mulher afegã - Foto de azerbaijan-stockers, via Freepik

A França anunciou que oferecerá refúgio a mulheres afegãs em risco de perseguição pelo regime Talibã no Afeganistão. Essas mulheres foram retiradas do Paquistão, onde haviam buscado refúgio, e serão acolhidas pelas autoridades francesas.

De acordo com Didier Leschi, diretor da Agência Francesa de Imigração e Integração (Ofii), essas afegãs desempenharam papéis de destaque na sociedade afegã ou possuem fortes laços com ocidentais. O grupo é composto por uma ex-diretora universitária, uma consultora de ONGs, uma apresentadora de televisão e uma professora de uma "escola clandestina em Cabul".

Essas mulheres não conseguiram sair do Afeganistão nos voos de evacuação ocidentais que ocorreram quando os talibãs retomaram o controle do país em 2021. Em vez disso, elas conseguiram fugir por conta própria, chegando ao Paquistão em busca de segurança.

Doutrina do talibã

A chegada dessas mulheres ao Aeroporto de Roissy, em Paris, está prevista para a tarde desta segunda-feira, 4, de acordo com a AFP, via UOL.

Nos dois anos desde que retornaram ao poder, os talibãs impuseram uma interpretação rigorosa do Islã, especialmente em relação às mulheres, o que levou a ONU a classificar a situação como um "apartheid de gênero". A França, entre outros países, tem sido referência no ato de abrigar afegãos em situações de risco devido à perseguição dos talibãs.