Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Carmem Miranda

Museu Carmen Miranda anuncia exibição de novos figurinos da icônica artista

A exibição, localizada no Rio de Janeiro, anunciou a adição em seu acervo da mais famosa artista do país, para comemoração de uma data especial

Isabelly de Lima Publicado em 07/02/2024, às 18h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A atriz e cantora Carmen Miranda (esq.) e o Museu Carmen Miranda (dir.) - Wikimedia Commons, sob licença Creative Commons
A atriz e cantora Carmen Miranda (esq.) e o Museu Carmen Miranda (dir.) - Wikimedia Commons, sob licença Creative Commons

Na próxima sexta-feira, 9, o Museu Carmen Miranda, localizado no Flamengo, no Rio de Janeiro, irá comemorar juntamente a um show gratuito uma nova adição na exposição que homenageia um dos maiores símbolos da música brasileira.

A atriz e cantora completaria 115 anos na data em questão, e para comemorar a ocasião especial, o museu revelou que irá adicionar em seu acervo a exibição 8 figurinos novos, que incluem turbantes e sapatos da grande estrela. Essas peças serão incluídas na mostra principal, intitulada “Viva Carmen”.

Para tal, o museu irá contar com um show gratuito do grupo Passagem de Nível, responsável pelo projeto Choro e Samba na Praça. Segundo o portal O Globo, a apresentação será às 16h, com algumas músicas de Carmen no repertório. O museu é localizado na Avenida Rui Barbosa s/º, Flamengo e fica aberto de terça a sexta, das 11h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 12h até 17h.

O museu

Criado oficialmente em 1956, a inauguração do Museu Carmen Miranda aconteceu somente em 5 de agosto de 1976. O acervo do local é composto por diversos pertences da artista, que foram doados pelos familiares de Carmen após sua morte no ano de 1955, como informado pelo site da FUNARJ.

Dentre o acervo estão 3.348 objetos, incluindo 1.391 fotografias, 461 peças de indumentárias, entre elas 220 bijuterias, 11 trajes completos de shows e filmes, 8 cintos, 5 bolsas, 27 pares de sapatos e 38 turbantes.

Além disso, se destacam a saia usada em seu show de estreia na Broadway, os balangandãs da cantora, o turbante que usou em seu casamento, o traje que usou quando foi homenageada na Calçada da Fama e o de seu último show, que aconteceu na véspera do dia de sua morte. O espaço pertence a FUNARJ-Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!