Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vênus

Na Europa, agência espacial planeja missão à Vênus para desvendar o ‘planeta misterioso'

A missão contará com item formado por três satélites que formarão um triângulo equilátero a 50 milhões de quilômetros da Terra; saiba data

Isabelly de Lima Publicado em 26/01/2024, às 09h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do planeta Vênus - Reprodução / NASA
Imagem do planeta Vênus - Reprodução / NASA

Na última quinta-feira, 25, a Agência Espacial Europeia (ESA) deu luz verde para duas novas missões científicas, uma destinada a detectar ondas gravitacionais do espaço e outra a explorar o planetaVênus, que até hoje pode ser considerado um mistério para os cientistas espaciais, que não possuem tantas informações sobre o planeta como possuem de outros comumente estudados.

A missão LISA (Laser Interferometer Space Antenna) tem seu lançamento planejado para 2035, a bordo de um foguete Ariane 6, conforme detalhado pela ESA em comunicado. Este projeto consistirá em um interferômetro espacial composto por três satélites formando um triângulo equilátero a uma distância de aproximadamente 50 milhões de quilômetros da Terra.

Cada lado do triângulo medirá 2,5 milhões de quilômetros, permitindo a troca de feixes de raios laser entre os três aparelhos. O observatório espacial gigante terá a capacidade de captar com sensibilidade excepcional as ondas gravitacionais, deformando os feixes de raios laser.

Teoria gravitacional

A teoria das ondas gravitacionais foi prevista por Albert Einstein em 1916 e detectada pela primeira vez em 2015 por detectores terrestres nos Estados Unidos e na Europa. Essas ondulações no espaço-tempo ocorrem como resultado de eventos cósmicos violentos, como a colisão de buracos negros.

De acordo com o portal O Globo, além da missão LISA, a ESA aprovou a missão EnVision, programada para explorar Vênusa partir de 2031. Essa missão abrangente visa investigar o planeta desde seu núcleo interno até a atmosfera, proporcionando uma "nova visão da história, da atividade geológica e do clima do planeta".