Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Na Itália, secretário de cultura é acusado de roubo de quadro

Vittorio Sgarbi, secretário de Estado da Cultura italiano, é acusado pelo roubo da pintura "A Captura de São Pedro", de Rutilio Manetti

Redação Publicado em 09/01/2024, às 17h40 - Atualizado às 18h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vittorio Sgarbi, secretário de Estado da Cultura - Getty Images
Vittorio Sgarbi, secretário de Estado da Cultura - Getty Images

Nesta terça-feira, 9, o Ministério Público da Itália anunciou a abertura de uma investigação contra Vittorio Sgarbi, secretário de Estado da Cultura, que teria exposto um quadro roubado. Ele negou todas as acusações. 

Sgarbi, conhecido por seu trabalho como crítico de arte e historiador, foi nomeado ao cargo público durante o governo de Giorgia Meloni. Segundo o Ministério Público de Macerata, ele teria ocultado a origem ilícita da pintura “A Captura de São Pedro”.

Conforme repercutido pelo UOL, a investigação foi anunciada na emissora pública Rai, após a transmissão de uma reportagem especial sobre a pintura de Rutilio Manetti, artista italiano do século XVII, presente em uma exposição de Sgarbi em 2021 e quase idêntica a um quadro roubado em 2013.

Justificativas

O dono da pintura, que relatou o roubo à polícia, esclareceu que, semanas antes do furto, um homem entrou em contato com ele na intenção de comparar o quadro. Posteriormente, este homem foi identificado como Rai, um amigo de Sgarbi.

Anos depois, em 2021, a pintura foi exposta pelo secretário de Estado da Cultura, com uma diferença quase que imperceptível em relação à original: uma vela no canto superior esquerdo. Segundo um especialista em restauração de obras de arte, esse detalhe foi deliberadamente acrescentado, para desviar as suspeitas de roubo

Na última segunda-feira, 8, em uma entrevista ao canal privado Rete 4, Vittorio Sgarbi negou todas as acusações. Ele diz ter encontrado o quadro em uma vila comprada por sua mãe em 2000. 

“Não tem mistério, há dois quadros”, afirmou Sgarbi. Ele alega que o quadro roubado em 2013 é uma “réplica” que remonta ao século XIX, enquanto o seu é o original.