Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Marielle Franco

"Não vamos desistir até alcançar justiça", diz filha de Marielle Franco

Em entrevista, filha de Marielle Franco, vereadora assassinada há 5 anos, desabafa sobre o caso.

Redação Publicado em 14/03/2023, às 11h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marielle Franco ao lado da filha, Luyara - Arquivo pessoal
Marielle Franco ao lado da filha, Luyara - Arquivo pessoal

Há 5 anos, o Brasil recebia uma dura notícia. Aos 38 anos, a vereadora carioca Marielle Franco foi cruelmente assassinada enquanto estava em um carro com o motorista Anderson Gomes na região do Estácio, bairro localizado no centro do Rio de Janeiro. Os dois foram alvos de tiros de metralhadora. 

Em 14 de março de 2023, as investigações pouco avançaram sobre o caso. Em março de 2019, o sargento aposentado Ronnie Lessa fora preso suspeito de ser o autor dos disparos. Além disso, o ex-policial militar Élcio Queiroz foi apontado como o motorista do automóvel em que estaria o sargento e também foi preso. No entanto, não existem maiores informações sobre a morte de Marielle. 

Ausência de resposta

Em entrevista ao Brasil de Fato, Luyara Santos, filha de Marielle, desabafou sobre a falta de respostas que envolve a morte da mãe. 

"Já passou meia década e seguimos com a ausência de resposta para a pergunta: ‘quem mandou matar Marielle?’. Essa ausência de resposta reflete a negligência e a impunidade em casos de crimes contra a vida de pessoas que defendem os direitos humanos", disse ela ao veículo. "A investigação do crime contra Marielle e Anderson diz muito sobre como o Estado brasileiro lida com as graves violações de direitos humanos, sobretudo com as violações contra mulheres negras que participam da vida da política institucional". 

Luyara também explica que a família não vai desistir da busca de justiça para o crime que tirou a vida de sua mãe e Anderson.

"Não vamos desistir até alcançar justiça para minha mãe e para o Anderson. Ao longo dos anos, continuamos cobrando, a resposta tem que ser dada pelo Estado brasileiro, para o país e para o mundo", disse ela ao Brasil de Fato.