Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Napoleão

‘Napoleão’: Especialistas desabafam sobre visão histórica no filme

Além de especialistas, um espectador que analisou historicamente o filme disse: “O filme apresenta Napoleão Bonaparte como um idiota”

Redação Publicado em 12/12/2023, às 14h43 - Atualizado em 14/12/2023, às 09h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ator Joaquin Phoenix como Napoleão - Divulgação/Sony
O ator Joaquin Phoenix como Napoleão - Divulgação/Sony

O filme ‘Napoleão’, que estreou no último mês de novembro, recebeu inúmeras críticas de historiadores desde seu lançamento. Dentre os que teceram comentários negativos sobre produção comandada por Ridley Scott, Dan Snow, historiador britânico, foi um dos primeiros

Dan criticou a visão do diretor sobre o famoso líder militar francês no filme 'Napoleão', e como resposta de Scott, recebeu um “Get a life”. A expressão se trata de um dizer de reprovação, que significa algo como “vá fazer algo útil” ou “vá cuidar da sua vida”. 

Além de Dan, Àngel Casals, professor de História Moderna na Universidade de Barcelona, expressou sua opinião durante uma entrevista à rádio RAC1 sobre o longa. Na ocasião, ele comentou:

É muito ruim. Do ponto de vista histórico, é horrível. Não existem crimes contra a história, caso contrário Ridley Scott estaria diante de um tribunal”. 

Segundo o site Adoro Cinema, Casals ainda disse que a produção “explica detalhes específicos de sua biografia de forma muito tendenciosa”, e afirmou haver uma diferença entre não querer dar uma aula de história nas telas cinematográficas e transmitir informações que não correspondem à realidade. 

Outros detalhes 

No canal do YouTube Mr. Quinn, David Lorao, um espectador, analisou a obra do ponto de vista histórico e comentou no início do vídeo que: “A abordagem que fizeram de Napoleão Bonaparte e daqueles anos do império francês não é apenas abismal. Ela se aproxima do panfletarismo anglo-saxão”, e completa: “A começar pela constante difamação da Espanha, que foi propagada nos últimos séculos a partir das Ilhas Britânicas”. 

Vale destacar que Lorao também se manifesta sobre o legado da produção :

Se você é uma pessoa que não sabe absolutamente nada sobre ele, sai desse filme e ainda não sabe nada sobre ele”, e diz: “O filme apresenta Napoleão Bonaparte como um idiota.”