Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Jota Quest

'Naquela época era completamente diferente', diz Rogério Flausino sobre o Jota Quest já ter usado peruca black power

Rogério Flausino, vocalista da banda Jota Quest, relembra homenagem que a banda fazia

Redação Publicado em 18/07/2022, às 11h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jota Quest, banda brasileira de pop rock
Jota Quest, banda brasileira de pop rock

Jota Quest é uma banda de pop rock brasileira, formada na cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Atualmente, a banda se encontra em turnê em homenagem aos 25 anos de carreira e, ao longo do tempo, os integrantes já se apresentaram de diversas maneiras diferentes.

Entre as mais variadas 'caras' que o Jota Quest já teve, provavelmente a que mais chama a atenção — por ser a mais destoante de todas — é a vista logo no início do grupo. Na época, os integrantes utilizavam em suas apresentações perucas 'black power', e faziam isso em homenagem aos artistas que os inspiraram inicialmente.

Rogério Flausino — vocalista da banda — já relembrou a fase do 'white power', e hoje em dia reconhece que a sociedade muda, e o grupo segue sempre disposto a mudar também:

Nós fizemos tudo com muito carinho e como uma homenagem ao estilo musical que a gente curtia, hoje em dia algumas coisas são colocadas em cheque e acho que devem ser mesmo. Se tivermos que mudar de comportamento nós estamos dispostos, sabemos que naquela época era completamente diferente do que é hoje", diz Rogério Flausino, como informado pela Rolling Stone Brasil.

A escolha do uso de perucas antigamente servia como homenagem ao estilo musical que os integrantes mais gostavam e se inspiraram, que era a black music — de forma que, inclusive, o próprio Tim Maia apadrinhou a banda nos primórdios.

O cantor até mesmo foi quem sugeriu o nome do grupo — que inicialmente seria apenas 'J. Quest', mas para evitar processos, por ser inspirado no desenho animado 'Jonny Quest', alteraram para 'Jota Quest'.

25 anos de Jota Quest

Hoje em dia, a banda mineira coleciona um total de nove álbuns de estúdio, cinco ao vivo e mais cinco coletâneas, além de ter conquistado um Grammy Latino com apresentação no Rock in Rio de 2011, sem contar as trilhas sonoras feitas para novelas e outras produções audiovisuais brasileiras. O grupo deixou as perucas para trás, e marcou a música brasileira de outras formas.

Atualmente, o Jota Quest se encontra em uma turnê em comemoração aos 25 anos da banda, a 'Jota25 - De Volta ao Novo', com shows planejados para todo o Brasil. Os ingressos podem ser adquiridos online pela Ticket360, e variam de R$ 60 a R$ 340.