Notícias » Crimes

Narcotraficante mais procurado do Paraguai é detido no Mato Grosso

Jorge Teófilo Samudio estava foragido e agora será extraditado para seu país, aonde responderá por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Alana Sousa Publicado em 31/03/2021, às 12h00

O narcotraficante Jorge Teófilo Samudio
O narcotraficante Jorge Teófilo Samudio - Divulgação/Senad

O narcotraficante mais procurado do Paraguai foi capturado na última segunda-feira, 29, no estado do Mato Grosso, Brasil. Jorge Teófilo Samudio estava foragido e será extraditado para seu país, aonde responderá por tráfico internacional de drogas. 

Conforme repercutiu o portal G1, Samura foi detido em Sinop, ao norte de Mato Grosso. Ele é uma das principais lideranças do mercado das drogas do Paraguai, de acordo com informações da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad) e da Polícia Federal. 

Embora tenha sido capturado na segunda-feira, foi apenas no dia seguinte, 30, que Jorge foi transferido da penitenciária para o aeroporto de Brasília. O criminoso será escoltado e entregue às autoridades paraguaias. 

Responsável por enviar cocaína e armamentos ao Brasil, Samura mantinha conexões com uma facção criminosa do Rio de Janeiro — que recebia tais produtos. Além disso, o paraguaio é suspeito de controlar um esquema de lavagem de dinheiro em seu país natal.  

Ainda que tenha sido preso em 2018, desde se resgate em 2019 que seu nome integrava a lista dos narcotraficantes mais procurados da América do Sul.