Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Eclipse

Nasa e empresa de Elon Musk mostram eclipse solar visto do espaço; veja

O fenômeno que só foi visível na América do Norte teve imagens divulgadas diretamente do espaço por empresas de tecnologia espacial

Isabelly de Lima Publicado em 09/04/2024, às 11h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem orbital do eclipse - Reprodução / X / @starlink
Imagem orbital do eclipse - Reprodução / X / @starlink

Visitantes e residentes do México, Estados Unidos e Canadá testemunharam um eclipse solar total por aproximadamente quatro minutos nesta segunda-feira, 8. Durante esse intervalo, o Sol foi completamente obscurecido pela sombra da Lua.

A empresa de comunicação Starlink, de Elon Musk, capturou a visão do fenômeno celeste de um de seus satélites em órbita e compartilhou as imagens nas plataformas de mídia social. Um internauta extasiado com o registro perguntou:

"Algo assim já foi visto antes?”. "Uau! Obrigada por terem tirado um tempo para fazer isso", escreveu outro. "Incrível", postou um terceiro.

O vídeo da Starlink revela que, durante o momento em que a sombra da Lua obscureceu o Sol, formou-se uma esfera escura na superfície da Terra. A agência espacial norte-americana, NASA, também compartilhou detalhes da visualização do fenômeno da Estação Espacial Internacional (ISS).

Diversos eclipses

Infelizmente, o fenômeno não foi visível do território sul-americano, e os brasileiros terão que esperar mais duas décadas para presenciarem um eclipse solar a partir do território nacional. A plataforma de rastreamento de eventos do Sistema Solar, The Sky Line, prevê o próximo eclipse solar total no Brasil para o dia 12 de agosto de 2045, com o ápice previsto para as 16h19, porém, será visível apenas em uma parte do país.

Esse fenômeno é considerado raro, visto que geralmente ocorre em uma faixa estreita de aproximadamente 360 quilômetros de extensão. Após este, o próximo só deve acontecer em 2125. O último eclipse solar total visível no Brasil ocorreu há cerca de 30 anos, em 1994.

Quanto aos eclipses parciais visíveis, estão previstos para o Brasil em 6 de fevereiro de 2027, 26 de janeiro de 2028 e 20 de março de 2034. Além disso, em abril deste ano, está prevista uma chuva de meteoros, com o pico entre os dias 21 e 22, dependendo da localização do observador, segundo o portal O Globo.