Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Árvores lunares

NASA envia árvores lunares da missão Artemis 1 para diversas localidades dos EUA

Primeiras mudas derivadas de sementes que foram levadas à órbita lunar serão enviadas para organizações distribuídas em 48 estados americanos

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 30/04/2024, às 15h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sementes e árvore lunar da Artemis I - Divulgação/NASA
Sementes e árvore lunar da Artemis I - Divulgação/NASA

A agência espacial norte-americana, NASA, revelou no último dia 25 que as sementes transportadas à órbita lunar a bordo da nave espacial Orion durante a missão não tripulada Artemis 1 serão plantadas em instituições em todo os Estados Unidos. Apelidadas pela NASA como "árvores lunares", as amostras de sementes foram cuidadosamente selecionadas entre centenas de inscrições de organizações americanas.

As primeiras mudas, derivadas das sementes, serão enviadas para quase 50 organizações distribuídas em 48 estados contíguos dos EUA, seguindo um cronograma por fases que se estende desde a primavera até o outono de 2025.

Essas sementes permaneceram cerca de seis semanas no espaço durante a missão Artemis 1 antes de retornarem à Terra, uma iniciativa que homenageia o legado da missão Apollo 14, durante a qual outras sementes de "árvores lunares" também viajaram para a Lua com o astronauta Stuart Roosa.

Segundo informações do portal Galileu, a seleção das organizações para receberem e cuidarem das "árvores lunares" foi baseada em suas habilidades para lidar com diferentes espécies de árvores, bem como em sua capacidade de promover oportunidades educacionais em torno do crescimento das árvores nas comunidades locais.

Cerimônia

No último dia 24 de abril, a astronauta da NASA Christina Koch, que fará parte da missão Artemis 2, participou de uma cerimônia de celebração das árvores em seu estado natal, Carolina do Norte, na Mansão do Governador.

Desde seu retorno à Terra, as sementes têm germinado sob os cuidados do Serviço Florestal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Randy Moore, chefe do Serviço Florestal, expressou entusiasmo com a jornada dessas futuras árvores lunares: 

Que jornada incrível essas futuras árvores lunares já fizeram, e estamos empolgados para que comecem a jornada final para seus lares permanentes em campi e instituições em todo o país”, disse o chefe do Serviço Florestal, segundo o portal Galileu.