Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lobos-vermelhos

Nascimento raro de lobos-vermelhos na natureza é comemorado por cientistas de projeto de conservação

A espécie nasceu sendo resultado de esforços de conservação em refúgio de vida selvagem nos Estados Unidos

Redação Publicado em 22/05/2023, às 14h52 - Atualizado às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ninhada de pequenos lobos-vermelhos - Reprodução / Red Wolf Recovery Program
Ninhada de pequenos lobos-vermelhos - Reprodução / Red Wolf Recovery Program

Recentemente, uma ninhada de filhotes de lobos-vermelhos (Canis rufus) nasceu como resultado de altos esforços de conservação. O nascimento ocorreu em um refúgio de vida selvagem nos Estados Unidos. Essa é a segunda vez que tais nascimentos acontecem, em cinco anos, trazendo esperança para a espécie, que está ameaçada de extinção.

O casal de lobos adotou também, além da ninhada gerada, um filho criado em cativeiro. As boas novas foram divulgadas no Facebook do Programa de Recuperação do Lobo Vermelho (RWRP, sigla em inglês) do Serviço de Pesca e Vida Selvagem em 10 de maio. Dentre os filhotes, estão três fêmeas e dois machos que nasceram na segunda semana de abril.

De acordo com a Galileu, os pais dos filhotes são conhecidos no Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Rio Alligator — onde ocorreu o nascimento — como 2225 (mãe), e 2323 (pai). Em 2019, 2020 e 2021, não houve nascimento de filhotes da espécie graças ao declínio da população e à mortalidade de um ou ambos os lobos-vermelhos em pares reprodutores estabelecidos.

Espécie ameaçada

Tal fato é inédito em mais de 30 anos. Contudo, o mesmo casal de lobos-vermelhos trouxe ao mundo cinco outros raros lobinhos em 2022. Os conservacionistas comemoraram na rede social: “Uma causa de alegria e celebração em 2023, tal como vivemos em 2022 - cada geração rende uma esperança recém-nascida para a recuperação do Lobo Vermelho”.

A espécieCanis rufus está atualmente listada como criticamente ameaçada de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês). Na natureza, existem somente entre 20 e 30 indivíduos adultos na natureza, e a população vem diminuindo de forma constante.