Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tijolo

No Irã, inscrição elamita sobre abastecimento de água é encontrada em tijolo

No local, dois objetos foram encontrados, em que revelaram um curioso sistema de abastecimento de água do Antigo Período Elamita; confira!

Isabelly de Lima Publicado em 15/01/2024, às 07h54 - Atualizado às 08h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tijolo com inscrição elamita - Reprodução / Teerã Times
Tijolo com inscrição elamita - Reprodução / Teerã Times

Pesquisadores descobriram um tijolo com inscrições acadianas ao lado de padrões complexos no Vale Dehloran, no Irã, evidenciando questões sobre o significado político e econômico do antigo sítio de Garan. A descoberta foi compartilhada durante uma sessão especializada organizada pelo Instituto de Arqueologia e intitulada "Representação da Perspectiva do Vale Dehloran; Baseado nas descobertas de Garan Mound".

Tappeh Gārān, localmente pronunciado Gharrān, é um monte na planície de Deh Luran, situado a leste do rio Dawairij e ao norte/noroeste de Tappeh Musiyan. Este local histórico tornou-se objeto de estudo intensivo de arqueólogos renomados como Frank Hole, Kent Flannery, James Neely e Henry Wright ao longo dos últimos 50 anos.

Durante um recente levantamento da superfície em Gārān Mound, dois objetos inscritos foram encontrados, proporcionando informações cruciais sobre a importância econômica e política de Tappeh Gārān no Antigo Período Elamita. Mohsen Zeinivand, arqueólogo envolvido na escavação, destacou a relevância excepcional de Garan nos estudos arqueológicos da região, evidenciada por sua sequência organizada de habitação humana desde a antiguidade até a era histórica.

Transformou-se no maior povoado do segundo milênio a.C. até o final do período aquemênida, tendo um significado extraordinário na arqueologia da zona", afirmou Zeinivand.

Inscrições curiosas

As inscrições encontradas nos fragmentos de tijolos, em escrita acadiana, juntamente com padrões geométricos representando um rio, uma montanha, uma barragem ou aterro e canais de irrigação, sugerem insights significativos sobre o contexto político e econômico de Garan nas fronteiras ocidentais do antigo Elam.

Em relação às descobertas recentes, Zeinivand explicou: "Os levantamentos de superfície identificaram numerosos tijolos partidos com possíveis inscrições. Embora as inscrições nesses fragmentos não fossem facilmente decifráveis devido ao desgaste e à erosão, uma amostra revelou palavras parcialmente legíveis, como 'governante', 'filho' e 'seu senhor', sugerindo a língua acadiana".

A descoberta ainda acrescenta um capítulo fascinante à história de Elam, uma região historicamente conectada culturalmente à Mesopotâmia, e cujo nome foi dado por acadianos e sumérios, segundo o portal Arkeonews.