Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / África

No Malawi, é identificado primeiro caso de poliomielite selvagem depois de 5 anos

No continente, uma criança de 3 anos agora sofre com poliomielite selvagem

Redação Publicado em 23/02/2022, às 17h03

Imagem meramente ilustrativa - Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Pixabay

Uma menina de 3 anos foi diagnosticada com poliomielite selvagem no Malawi, África. Conforme repercutido pela BBC Internacional, é o primeiro caso na África em mais de cinco anos.

Como consequência, o país agora atua com o objetivo de impedir uma possível propagação da poliomielite. Vale ressaltar que a imunização foi ampliada após a identificação do caso. 

O que se sabe, até o momento, sobre o caso é que a cepa identificada tem ligação com uma cepa detectada no Paquistão, no entanto, não é claro quando ou de que maneira chegou ao continente. 

A Iniciativa Global de Erradicação da Pólio também informou que o caso específico fora confirmado após a execução de testes em amostras da criança, que tem paralisia.

Diante da falta de maiores informações sobre o caso, vale ressaltar que a OMS declarou que o caso não muda o status do poliovírus na África. Como veio do Paquistão, o continente continua livre da doença. 

Tendo como alvo crianças menores de 4 anos, a doença resulta na paralisia irreversível. Conforme relembrou a BBC, 25 anos atrás, o continente africano sofreu com a paralisia de milhares de crianças e realizou uma campanha de vacinação amplamente repercutida, que resultou na imunização de 95% da população.