Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nosso Lar

‘Nosso Lar’: Livro de Chico Xavier completa 80 anos

Lançado em 1944, o maior best-seller do médium vendeu mais de 2,3 milhões de exemplares e foi adaptado para o cinema; novo filme estreou ontem, 25

Isabelly de Lima Publicado em 26/01/2024, às 09h06 - Atualizado às 10h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Nosso Lar', de 2010 (esq.) e de 'Nosso Lar 2', de 2024 (dir.) - Divulgação / Fox Films e 20th Century Studio
Cena do filme 'Nosso Lar', de 2010 (esq.) e de 'Nosso Lar 2', de 2024 (dir.) - Divulgação / Fox Films e 20th Century Studio

A consagrada saga espírita "Nosso Lar" celebra seus 80 anos em 2024, um fenômeno editorial que transcende as páginas dos livros e chegou novamente aos cinemas na última quinta-feira, 25.

Desde sua estreia em 1944, em meio a Segunda Guerra Mundial, a obra atribuída ao espírito de André Luiz, por meio do médium Chico Xavier, acumula 64 edições e impressionantes 2,3 milhões de exemplares vendidos.

Geraldo Campetti, vice-presidente da Federação Espírita do Brasil (FEB), responsável pela editora da entidade, destacou o impacto inicial da obra, para o portal O Globo: "O impacto desse lançamento foi muito intenso".

Quando foi publicada, a primeira edição se esgotou rapidamente. Causou, inclusive, uma certa incredulidade por parte de alguns espíritas da época, entendendo que aquilo era até uma espécie de ficção científica", disse ele.

A saga "Nosso Lar" faz parte da série "A vida no mundo espiritual", creditada a André Luiz e composta por 16 títulos. A sequência cinematográfica "Nosso Lar 2", baseada na obra "Os mensageiros", também lançada em 1944, estreia nesta semana em 725 salas de cinema. O livro apresenta avanços tecnológicos extraordinários para a sociedade dos anos 1940, descrevendo detalhadamente a vida em um plano espiritual superior, situado em outra dimensão.

Campetti ressalta que as previsões científicas e tecnológicas de André Luiz na obra tornaram-se realidade ao longo dos anos. "Muitas coisas que foram reveladas já estão sendo utilizadas ou foram descobertas, outras ainda virão, como é o caso do carro voador e do ônibus voador. A gente já está chegando nessa etapa", afirma, mencionando inovações como celular, GPS e videofone, de acordo com o portal O Globo.

Sucesso nas telonas

O primeiro filme baseado em "Nosso Lar", lançado em 2010, alcançou 4,1 milhões de espectadores nos cinemas e estima-se que, incluindo TV e streaming, tenha atingido 40 milhões de pessoas em pelo menos 42 países. A obra de Chico Xavier, que psicografou e lançou o primeiro livro "Parnaso de Além-Túmulo" em 1932, teve sua tiragem inicial de 10 mil exemplares quando lançada em 1944.

Campetti destaca que "Nosso Lar" vai além de obras anteriores sobre o mundo espiritual: "A repercussão do livro foi bombástica, porque era, de certa forma, uma espécie de materialização da realidade espiritual aqui na Terra. Vem apresentar o mundo espiritual de uma forma bem objetiva".

Um mistério envolve a obra: a identidade exata de André Luiz, de acordo com a visão kardecista. Muitos acreditam que seria o espírito do médico sanitarista Carlos Chagas. A escolha de Chico Xavier em não identificar o autor pelo nome verdadeiro gerou debates, mas a Justiça manteve os direitos autorais com a Federação Espírita do Brasil.

Campetti comenta sobre as diversas especulações: "Alguns dizem que era Oswaldo Cruz, outros dizem que é Carlos Chagas. [...] A gente não tem informações conclusivas".