Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rainha Elizabeth II

O dia em que Elizabeth II levou o rei da Arábia Saudita para um passeio

Foi a rainha Elizabeth II quem dirigiu, ainda que mulheres não pudessem dirigir na Arábia Saudita

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincollins Publicado em 08/09/2022, às 17h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rainha Elizabeth II, ex rainha do Reino Unido, dirigindo - Getty Images
Rainha Elizabeth II, ex rainha do Reino Unido, dirigindo - Getty Images

Em 2015, o então rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz Al-Saud, veio a falecer, e terminou deixando o trono a seu meio-irmão, Fahd, encerrando seu governo de 10 anos, que havia sido iniciado em 2005. 

No entanto, anos antes, quando ainda era apenas príncipe herdeiro, Abdullahfoi um dos protagonistas de uma curiosa história relacionada à Família Real Britânica.

O ano era 1998, e o então príncipe herdeiro da Arábia Saudita visitava o Palácio de Balmoral — onde Elizabeth II viveu seus últimos momentos de vida, vindo a óbito nesta quinta-feira, 8 — para um almoço junto da rainha, cumprindo suas funções reais. O evento foi lembrado pelo ex-embaixador saudita Sherard Cowper-Coles em seu livro 'Ever the Diplomat', como informado pelo Buzzfeed em 2015.

Fotografia do rei Abdullah, da Arábia Saudita, em 2008
Fotografia do rei Abdullah, da Arábia Saudita, em 2008 / Crédito: Getty Images

A surpresa

Depois do almoço, a monarca britânica perguntou a seu convidado se ele gostaria de fazer um tour pela propriedade, a fim de conhecer mais do palácio e das tradições e história da Famíia Real do Reino Unido. Abdullah concordou com a proposta, e as Land Rovers reais foram logo paradas em frente à moradia.

Conforme foi instruído, o então príncipe da Arábia Saudita entrou em um veículo e subiu no banco da frente, com seu intérprete se sentando no banco de trás. No entanto, para sua surpresa, quem se sentou ao seu lado, e foi motorista do veículo, foi justamente a rainha Elizabeth — o que o espantou, visto que as mulheres eram proibidas de dirigir no país de Abdullah até 2018.

Elizabeth II enquanto dirigia
Elizabeth II enquanto dirigia / Crédito: Getty Images

Aparentemente, Elizabeth II gostava de dirigir, visto que o fazia mesmo sem ter uma carteira de motorista, e contava ainda com um grande número de pessoas que poderiam executar a função por ela. Diversos momentos da monarca dirigindo já foram capturados por fotógrafos ao longo de sua vida.