Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / O Jogo que Mudou a História

'O Jogo que Mudou a História': série aborda sobre as origens do crime organizado no Rio de Janeiro

A trama, que se desenvolve a partir de eventos no presídio de Ilha Grande e nas favelas do Rio no fim dos anos 1970, explora ainda a história de uma guerra de 25 anos

Redação Publicado em 13/06/2024, às 14h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ator Ravel Andrade interpreta Egídio - Divulgação/Globoplay
O ator Ravel Andrade interpreta Egídio - Divulgação/Globoplay

"O Jogo Que Mudou a História", nova série que estreia no Globoplay nesta quinta-feira, 13, explora as origens das facções no Rio de Janeiro e uma guerra de 25 anos que surgiu durante a ditadura militar. A trama se desenvolve a partir de eventos no presídio de Ilha Grande e nas favelas do Rio no fim dos anos 1970.

Nós buscamos mostrar uma história que todo mundo acha que sabe, mas, de fato, não conhece na sua magnitude”, declarou José Junior, diretor da produção, ao Estadão.

A série retrata eventos como a Noite de São Bartolomeu em 1979, que originou a facção Falange Vermelha, e a primeira grande guerra entre facções, que teve início com uma partida de futebol em 1983 entre Vigário Geral e Parada de Lucas, que durou 25 anos. Hoje, a facção vencedora, Terceiro Comando, ainda domina o território.

Segundo a fonte, as cenas foram gravadas em locais reais, como o Complexo Penitenciário da Frei Caneca e o Complexo Penitenciário de Gericinó (Bangu 1).

Acontecimentos reais

José Junior, que conversou com pessoas diretamente envolvidas nos eventos, afirma que a série é quase totalmente baseada em acontecimentos reais.

"Tem pouca liberdade poética”, ressaltou o diretor. Segundo o Estadçao, a direção de arte conta com o reforço de Tulé Peake, responsável por produções como "Cidade de Deus" e "Tropa de Elite."