Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Natalia Grace

Abandonada por pais adotivos: Como está Natalia Grace hoje?

A órfã ucraniana cujos pais adotivos acusaram de ser uma adulta se passando por criança foi alvo de um documentário; entenda sua situação após a série

Ingredi Brunato Publicado em 14/03/2024, às 09h42 - Atualizado em 05/04/2024, às 20h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Natalia Grace - Divulgação/ Youtube/ Investigation Discovery
Natalia Grace - Divulgação/ Youtube/ Investigation Discovery

Natalia Grace é uma mulher ucraniana que foi adotada em 2010 por Michael e Kristine Barnett, uma família dos Estados Unidos, quando sua certidão de nascimento mostrava que ela tinha apenas 6 anos. 

Em 2012, entretanto, após dois anos, o casal que a adotou passou a alegar que Grace, na verdade, era uma adulta se passando por criança e ainda por cima havia diversas vezes ameaçado a eles e a seus três filhos biológicos.

Eles foram à justiça do estado norte-americano de Indiana, e conseguiram mudar os documentos da filha adotiva para que sua nova idade diante da lei fosse 22 anos, e não 8. 

Eles ainda viajaram para o Canadá em 2013, abandonando a ucraniana sozinha em um apartamento, o que posteriormente resultou num processo motivado por negligência de dependente. 

Isso, pois, ainda que Natalia fosse considerada uma 'adulta', precisava de cuidados devido à sua condição de displasia espondiloepifisária congênita, uma forma rara de nanismo congênito. 

Além de alegar a jovem que adotaram era maior de idade, os Barnett a acusaram de tentar envenenar o café da mãe adotiva com produtos de limpeza, arrastá-la na direção de uma cerca elétrica e colocar tachinhas transparentes nos degraus de uma escada na tentativa de causar um acidente doméstico. A ucraniana, porém, nega a ocorrência desses episódios, segundo repercutido pelo Yahoo News internacional. 

Natalia e os Barnett / Crédito: Divulgação/ Video/Inside

A situação, que em muito lembra o enredo do filme "A Órfã", lançado em 2009 (um ano antes da adoção de Natalia Grace pelos estadunidenses), é retratada na série documental "O Curioso Caso de Natalia Grace", que trouxe o ocorrido, assim como as narrativas conflitantes entre os Barnett e a ucraniana, à tona. Os episódios podem ser conferidos na plataforma de streaming Max.

Desdobramentos

Com a série documental, Grace teve, finalmente, a chance de contar seu lado da história. Através de um exame de sangue conduzido pelo laboratório TruDiagnostic, especializado em análise de DNA no que diz respeito ao envelhecimento do organismo, é determinado que a idade biológica de Natalia é 22 anos. Assim, ela, de fato, teria 8 anos quando seus pais adotivos mudaram sua idade junto à Justiça do estado de Indiana.

Natalia Grace em entrevista / Crédito: Divulgação/ Youtube 

Isso é tão importante. Porque, literalmente, já se passaram 13 anos com apenas duas pessoas mentindo. Eles arruinaram a vida de uma criança. Eles me pintaram como um grande monstro, quando na realidade eram eles.", desabafa a ucraniana no documentário, conforme repercutiu o portal In Touch Weekly. 

No último episódio da série, porém, ocorre uma reviravolta na história da jovem. A família Mans, que a acolheu após ter sido abandonada por Michael e Kristine Barnett, faz uma ligação aos produtores em que anunciam cortar os laços com a ucraniana. 

"Algo não está certo com Natalia. Essa garota está agindo estranho. Eu sinto que ela é a inimiga da casa. Fez parecer que nós que somos o inimigo (...) Ela fez outras coisas também, mas este foi um novo ponto baixo. Natalia não tem emoções por nada além de si mesma. Nós não queremos mais nada com ela", afirmou Antwon Mans no telefonema, que teria sido feito à equipe de produção duas semanas após a finalização do documentário, e adicionado ao último episódio de última hora. 

A família Mans, vale apontar, vivia com Grace desde que ela foi abandonada pelos Barnett em 2013, e conseguiu adotá-la oficialmente em 2023. Foi apenas seis meses depois, porém, que se deu essa situação em que eles anunciaram a intenção de cortar os laços com a ucraniana

Independência

Após o desdobramento, a jovem iniciou uma página no GoFundMe (um site de vaquinha digital) para arrecadar doações para ajudar em sua situação. Na época, ela afirmou que precisava dos recursos para encontrar uma nova casa após deixar os Mans.

Recentemente me mudei e estou economizando dinheiro para comprar minha própria casa, para que possa ter meu próprio lugar. Estou fazendo isso para poder começar de novo na vida adulta e superar tudo o que aconteceu na minha vida", explicou Grace no portal, conforme repercutiu o In Touch Weekly. 

Além disso, a ucraniana está usando os fundos do GoFundMe para ajudar com seus problemas de saúde, incluindo cirurgias na coluna e nas pernas cujos custos não eram cobertos por seu plano de saúde. 

Já em sua conta oficial do Instagram, Natalia vem fazendo postagens espaçadas de selfies com legendas curtas. Em 11 de janeiro deste ano, em meio à sua separação em relação aos Mans, ela fez uma postagem que dizia "a vida é difícil mas você precisa continuar firme". 

A mais recente atualização sobre o paradeiro de Natalia Grace é também de janeiro deste ano. Na ocasião, ela morava com amigos, mas ainda "falava com frequência" com os Mans.

Em entrevista ao The Sun, Cynthia Mans assegurou que a relação sua e do marido com a filha adotiva está "absolutamente perfeita", se abstendo de explicar qual foi o motivo da misteriosa ligação que apareceu no fim de "O Curioso Caso de Natalie Grace: Natalia Fala". Além disso, agora a moça ucraniana usa o nome "Natalyah Mans".