Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Fortnite

O jovem aceito em 28 universidades dos EUA por causa do jogo Fortnite

Matheus Guimarães conseguiu ser aceito nas universidades por habilidade em jogo

Redação Publicado em 28/06/2022, às 11h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Matheus Guimarães Montenegro, de 20 anos, pretende estudar na Oklahoma Christian University - Reprodução/Arquivo Pessoal
Matheus Guimarães Montenegro, de 20 anos, pretende estudar na Oklahoma Christian University - Reprodução/Arquivo Pessoal

Matheus Guimarães Montenegro é um jovem de 20 anos, da cidade de São Vicente, São Paulo, que recentemente conseguiu um grande feito: passou em 28 universidades dos EUA. No entanto, o motivo de sua aprovação não depende exclusivamente de notas ou histórico escolar, mas sim devido sua habilidade em Fortnite, jogo eletrônico multijogador.

O jovem contou em entrevista à UOL que descobriu que era possível ingressar em uma universidade dessa forma no fim de 2021, após ler notícia sobre outro brasileiro. "Saiu uma notícia falando que um brasileiro tinha passado em 32 universidades para ser atleta de Fortnite. Chamei ele no Instagram e ele me mostrou só o básico, pois ele era de agência", disse.

Também recebi ofertas de faculdades que nem acabei aplicando", acrescentou Matheus, que passou em 28 das 29 universidades que aplicou — esta última, no caso, ainda não retornou com uma resposta, por isso a aprovação do jovem não está, ainda, em 100%.

Matheus Montenegro teve que fazer a descoberta do método de aprovação sozinho, pois o serviço de uma agência que intermediasse e auxiliasse no processo poderia chegar a até R$ 12 mil.

Agora, o jovem corre contra o tempo para conseguir arrecadar R$ 85 mil até 28 de julho, para que possa realizar o sonho de estudar ciências da computação no exterior, na Oklahoma Christian University, segundo portal de notícias da UOL.

Processo

Matheus explicou que os processos para aprovação variam de acordo com a universidade aplicada. Porém, segundo ele, a maioria pede histórico escolar, teste de proficiência inglesa, carta de recomendação do professor e diretor, redação sobre um tema de sua vida e o motivo de querer ingressar na faculdade.

Os coachs das universidades, por fim, ainda pedem um vídeo com um compilado dos melhores momentos do jovem no jogo, e ainda uma entrevista sobre a experiência de jogatina.

Vídeo-games

Fortnite, jogo responsável por possibilitar a ida de Matheus Guimarães Montenegro, é um jogo eletrônico lançado em 2018, se tornando rapidamente uma febre e revolucionando o gênero multijogador de 'battle royale' — que consiste em ser o último sobrevivente entre os vários jogadores da partida para vencer.

Jogo Fortnite desde um pouco depois do lançamento. Sempre joguei games, minha vida inteira, desde meus 8 anos. Jogava no PlayStation 2 e depois passei pro computador", contou o jovem em entrevista.