Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / A Baleia

O que diz Brendan Fraser após 'A Baleia' ser acusado de gordofobia

Um dos destaques do Oscar 2023, 'A Baleia' tem sido alvo de críticas sobre gordofobia

Redação Publicado em 02/03/2023, às 16h56 - Atualizado em 10/03/2023, às 16h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'A Baleia' (2023) - Reprodução/Vídeo
Cena do filme 'A Baleia' (2023) - Reprodução/Vídeo

Sem dúvidas, um dos filmes que chama atenção na disputa do Oscar é o filme 'A Baleia'. Com Brendan Fraser no papel principal, o longa mostra a história de um homem recluso com obesidade severa, e tenta se reconectar com a filha, abandonada pelo personagem no passado.

Mostrando como o personagem lida com um transtorno alimentar compulsivo, o filme se tornou alvo de críticas. Nem mesmo o alerta sobre as possíveis consequências do excesso de peso fizeram com que parte do público não apontasse uma 'exploração' do assunto ou até mesmo gordofobia. 

Durante uma entrevista concedida ao LA Times, Brendan comentou a polêmica que envolve o filme atualmente. Mostrando respeitar opiniões do tipo, ele enfatiza que não concorda.

"Eu respeito aqueles que não concordam com os objetivos deste filme. Não concordo com eles porque sei que não há más intenções. A única coisa que quero saber é se eu fiz algum mal. Mas a resposta que recebi da Obesity Action Coalition (OAC) foi: 'Continue fazendo o que está fazendo'. Fizemos o filme que queríamos fazer e o fizemos corretamente. E eu mantenho essa opinião", explicou ele.

O respeito

Em outro momento, ator também enfatizou que embora muitos filmes já tenham feito piada com a obesidade, o seu objetivo era tratar o assunto com respeito, conforme repercutido pelo CBR.

"Geralmente, colocam esses trajes em um ator magro no intuito de transformar esse drama [a obesidade] em piada. Mas meu objetivo era tratar do assunto com habilidade, cuidado e preparação", continua ele.

Brendan também destacou que a maneira como a sociedade trata pessoas obesas precisa mudar. Para ele, é hora de 'aposentar o preconceito'. 

"É evidente para mim que a maneira como falamos uns dos outros em relação à obesidade tem que mudar. É hora de aposentar o preconceito, já estamos fazendo progresso tão bom em tantas áreas de nossa cultura que acho que não há nada que não podemos superar", explica o ator.