Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Alemanha

O que se sabe sobre a espada de 3 mil anos encontrada na Alemanha

A espada foi encontrada em torno de Norlinga, onde muitos túmulos foram saqueados na antiguidade

Isabelly de Lima, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 15/06/2023, às 18h46 - Atualizado em 16/06/2023, às 19h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Espada de 3 mil anos encontrada na Alemanha - Reprodução / Dr. Woidich
Espada de 3 mil anos encontrada na Alemanha - Reprodução / Dr. Woidich

Arqueólogos do Escritório do Estado da Baviera para a Preservação de Monumentos, na cidade de Norlinga, Alemanha, encontraram uma espadabem preservada da Idade do Bronze.

De acordo com o site Heritage Daily, a arma, que possui cerca de três mil anos, foi descoberta dentro de um possível depósito de pertences pessoais, próximo aos restos mortais de um casal e uma criança.

O local onde a espada foi encontrada impressionou os arqueólogos, pois é incomum encontrar artefatos antigos nessa região da Alemanha, onde a maioria dos túmulos foi saqueada na Antiguidade ou no século XIX.

Segundo a Galileu, a maioria dos vestígios da Idade do Bronze em torno de Norlinga pertence à cultura Urnfield, também conhecida como Cultura dos Campos de Urnas. Essa cultura arqueológica surgiu na Idade do Bronze Tardia da Europa Central por volta de 1.300 a.C. e se desenvolveu a partir da Cultura de Túmulos, com avanços nas habilidades de fabricação de armas e armaduras de bronze.

Possível origem

Até o momento, não se sabe se a espada foi produzida localmente ou se foi importada. Durante a Idade do Bronze, existiam três principais centros de distribuição para espadas octogonais desse tipo: um no sul da Alemanha, outro no norte do país e o último na Dinamarca.

Ao comparar as técnicas de fundição e a decoração, os arqueólogos observaram que algumas das espadas octogonais do norte aparentemente são réplicas de formas do sul da Alemanha, enquanto outras podem ser importações autênticas ou produtos de "artesãos itinerantes".

Outro detalhe interessante é que o punhal do artefato possui uma decoração elaborada, enquanto a lâmina não apresenta sinais de impacto, o que sugere que o objeto era utilizado para fins cerimoniais ou representava um símbolo de alto status.

Os arqueólogos acreditam que o objeto também tinha uma função como arma, pois o centro de gravidade na parte frontal da lâmina indica que era principalmente usada para cortar.