Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cultura

'Mão na luva': Obra do aclamado dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho é relançada

Com introdução de Maria Sílvia Betti, o livro foi escrito durante a ditadura militar brasileira, apresentando as problemáticas daquele período

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 05/07/2021, às 16h19 - Atualizado às 17h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Oduvaldo Vianna Filho, dramaturgo brasileiro - Funarte
Oduvaldo Vianna Filho, dramaturgo brasileiro - Funarte

Recém-lançada pela Temporal Editora, a obra “Mão na luva”, de Oduvaldo Vianna Filho conta a história de um casal que vive uma crise iminente no casamento, na medida que a esposa quer o divórcio e o marido não aceita as motivações da companheira.

No decorrer das páginas, os leitores irão se deparar com uma sequência de flashbacks, traições, silenciamento e conflitos agressivos entre o casal, diante de um cenário político conturbado. 

[Colocar ALT]
Mão na luva, de Oduvaldo Vianna Filho (2021) / Crédito: Divulgação / Temporal Editora

Mais tarde, o nome dos personagens são revelados e mostra que o casal já fez parte da militância de esquerda. Contudo, o marido abandonou os seus ideais e virou o oposto daquilo que a esposa e ele lutaram. 

Escrita em 1966, a obra apresenta uma complexidade formal e analítica da da classe média após o Golpe de 1964. 

De acordo com a pesquisadora Rosangela Patriota, da Universidade Presbiteriana Mackenzie: “Vianna Filho estetizou a política”. Além disso, com uma linguagem única, o autor foi capaz de abordar as raízes da cultura brasileira. 

Outras curiosidades 

Embora a peça tenha sido escrita originalmente em 1966, foi somente em 1984 que ela foi encenada, sob a direção de Aderbal Freire Filho, no mesmo ano em que o livro foi publicado pela primeira vez.

Originalmente, a obra foi nomeada de “Corpo a corpo”, assim como seu monólogo posterior, de 1970. Contudo, a partir da edição organizada pelo crítico Yan Michalski, surgiu o título definitivo “Mão na luva”.

Atualmente, a edição relançada pela Temporal Editora encontra-se disponível na Amazon em formato Kindle e conta com a ilustre introdução de Maria Sílvia Betti.

Sobre Oduvaldo Vianna Filho 

Nascido em 1936, no Rio de Janeiro, o autor era filho do dramaturgo Oduvaldo Vianna e da radialista Deocélia Vianna. Sob influência de seus pais, desde cedo entrou para a militância política comunista. 

Ainda na adolescência ingressou para o movimento estudantil, onde organizou o Teatro Paulista do Estudante, junto do colega de militância Gianfrancesco Guarnieri. Ao longo de sua carreira, o dramaturgo foi responsável por diversas outras transformações no campo das artes, sendo fundamental para a criação de um teatro político de rua.

Com o Golpe de 1964 e a implantação da ditadura militar no Brasil, o escritor enfrentou diversos obstáculos, mas resistiu bravamente ao autoritarismo e à censura, que se intensificou em 1968, com o Ato Institucional número 5. 

Diversas obras e peças organizadas pelo dramaturgo foram censuradas durante este período. Todavia, isso não o impediu de continuar produzindo sua arte.

Infelizmente, ele veio a óbito em 1974, mas o seu legado para a cultura nacional é inestimável, sendo amplamente reverenciado nos dias atuais. 


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Oduvaldo Vianna Filho disponíveis na Amazon:

Mão na luva, de Oduvaldo Vianna Filho (2021) - https://amzn.to/3jLHhJg

Corpo a corpo, de Oduvaldo Vianna Filho (2021) - https://amzn.to/2VbrUiU

A longa noite de Cristal, de Oduvaldo Vianna Filho (2020) - https://amzn.to/3dLnaqt

Rasga coração, de Oduvaldo Vianna Filho (2020) - https://amzn.to/3hEsn4C

Dossiê de pesquisa de Rasga coração, de Oduvaldo Vianna Filho (2020) - https://amzn.to/3dLK2q2

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W