Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Varíola dos macacos

OMS declara estado de emergência internacional por varíola dos macacos

A varíola dos macacos vinha aparecendo em diversos países pelo mundo

Redação Publicado em 23/07/2022, às 13h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conferência da OMS sobre varíola dos macacos - Divulgação/YouTube/World Health Organization (WHO)
Conferência da OMS sobre varíola dos macacos - Divulgação/YouTube/World Health Organization (WHO)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou hoje, após intenso debate entre cientistas, que a varíola dos macacos representa uma emergência sanitária global, e deve ser combatida pelos governos mundiais. A decisão foi tomada depois de semanas de discussões inconcluídas entre cientistas sobre a expansão da doença e seu potencial risco de contaminação.

Agora, diversos governos do mundo todo são solicitados a intensificar as ações de monitoramento sobre a nova doença e, para a OMS, é necessária uma ação coletiva envolvendo todo o mundo para lidar com a nova crise. O debate entre os cientistas, que era inconclusivo, resultou em uma decisão de Tedros Ghebreyesus — diretor-geral da OMS — que levou semanas para ser concluída, e foi transmitido ao vivo no canal da World Health Organization (WHO) no YouTube.

Imagem de reunião entre membros da OMS que decidiu declarar varíola dos macacos emergência internacional
Imagem de reunião entre membros da OMS que decidiu declarar varíola dos macacos emergência internacional / Divulgação/YouTube/World Health Organization (WHO)

A decisão de determinar a varíola dos macacos como uma ameaça internacional foi apoiada por apenas seis cientistas ali presentes, enquanto outros nove foram contrários. No entanto, a cúpula decidiu ainda assim anunciar a declaração de emergência, sob argumento de que os riscos são reais e uma ação deveria ser tomada.

Casos

Até o momento, a doença atingiu cerca de 75 países, e já se tem registrados um total de 16 mil casos e cinco mortes. Somente no Brasil, o Ministério da Saúde informa que existem 607 casos confirmados e identificados. A declaração de emergência global, por sua vez, tem o objetivo de aumentar a cooperação entre os países para reforçar mecanismos de busca ativa e conter a circulação global do vírus.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.