Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Carne de Ouro

Folhas de ouro que embrulham carne em restaurante famoso custam só 60 reais

'Carne de ouro' vendida nos restaurantes de Nusret Gökçe é vendida por até R$ 9 mil, mas não possui custo de preparo tão alto

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 08/12/2022, às 10h32 - Atualizado em 14/12/2022, às 11h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carne de ouro do chefe Nusret Gökçe - Divulgação / Redes Sociais
Carne de ouro do chefe Nusret Gökçe - Divulgação / Redes Sociais

Depois que jogadores da Seleção brasileira de futebol se envolveram em polêmica ao comerem carne folheada a ouro no Qatar, muitas perguntas relacionadas ao tema começaram a surgir, como, por exemplo, se a ingestão do elemento faria mal à saúde.

No entanto, como explicou a especialista em churrasco Paty Nobre ao portal UOL, o uso de folhas de ouro não é nenhuma novidade no mundo gastronômico.

Além de não serem nocivas ao organismo, por serem uma versão 100% pura do metal, elas não custam tão caro como muitos imaginam: um pacote com 10 folhas pode ser adquirido por 60 reais.

Segundo a profissional, para uma experiência culinária realizada em sua própria casa, foram necessárias 8 folhas para embrulhar uma peça de 700 g de carne nobre.

Tendo essa informação em mente, o que muitos devem estar se perguntando é: o que faz com que um prato no restaurante Nusr-Et, do famoso chef Nusret Gökçe, custe 9 mil reais?

Experiência gourmet

De acordo com Paty, é experiência gastronômica, isto é, a simples ideia de comer uma carne de ouro que faz com que o preço do prato seja tão elevado, e não o custo da matéria-prima de fato.

A especialista explica que as folhas de ouro não interferem no sabor, nem mesmo na textura do alimento e que elas rapidamente se desmancham na boca, misturando-se à comida: "Elas são tão sensíveis que, só de manusear, já grudam no dedo", disse Nobre ao veículo. 

A carne famosa no Qatar chamou atenção quando nomes marcantes da Seleção brasileira foram filmados degustado o alimento. O ex-futebolista Ronaldo falou sobre o episódio em entrevista ao podcast 'Podpah', e refletiu sobre 'discurso de ódio constante'. Na visão dele, as pessoas confundem 'futebol com política'. 

"A seleção brasileira e os jogadores de futebol têm uma responsabilidade tão grande de transmitir o bem, e as pessoas estão confundindo futebol com política, com discurso de ódio. As pessoas estão muito perdidas. Hoje você não vê a pessoa discutindo futebol, é só opinião, cagando regra, e o discurso de ódio é constante", disse Ronaldo, segundo repercutido pelo UOL.

Brasil na Copa

Em meio as polêmicas, a Seleção brasileira se despediu da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022 após derrota nas quarta de final para a Croácia na última sexta-feira, 9. Mesmo estando a frente ao fim do primeiro tempo da prorrogação, após um 0x0 no tempo normal, os comandado de Tite viram os croatas empatarem no final da partida e avançarem de fase após vitória nas disputas de pênalti. O resultado acabou sendo frustrante para os brasileiros.