Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Padre é afastado após ser acusado de participar de estupro em Pernambuco

Criador da Fundação Terra, o padre Airton Freire foi suspenso de atividades religiosas após grave acusação

Redação Publicado em 01/06/2023, às 10h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Foto por rawpixel.com pelo Freepik
Imagem meramente ilustrativa - Foto por rawpixel.com pelo Freepik

Esta semana, um conhecido padre do município de Pesqueira, em Pernambuco, foi suspenso de suas atividades religiosas depois de ter sido acusado de participar em um estupro, sendo agora investigado pelo possível crime. Embora negue as acusações, a decisão do afastamento foi tomada pela própria Diocese da cidade.

Conforme descrito pelo decreto oficial divulgado pela Diocese de Pesqueira, o padre Airton Freire está "privado do uso da ordem" e "não tem jurisdição para presidir ou administrar qualquer sacramento ou sacramental". Assinado pelo bispo José Luiz Ferreira Sales, o documento ainda pontua, porém, que "se desejar, [o padre] pode celebrar a eucaristia, mas apenas em privado, com exclusiva participação de no máximo três fiéis."

Além do mais, conforme repercutido pelo UOL, o decreto do afastamento justifica a razão para tal decisão, pontuando "denúncias graves feitas pela senhora Sílvia Tavares, e de possível cometimento de delitos tipificados pelo ordenamento da Igreja em seu desfavor". As denúncias em questão foram feitas a canais de imprensa da capital pernambucana, Recife, além de alguns outros veículos do interior.

A mulher ainda teria ido até o Palácio do Campo das Princesas, onde funciona a sede do governo pernambucano, a fim de solicitar maior rapidez na investigação do caso. Em nota oficial, foi informado pelas autoridades que ela foi acolhida e passará por um acompanhamento jurídico, com suporte para atendimento psicológico.

Momentos de terror

Conforme relatado pela vítima, ela foi abusada sexualmente em agosto de 2022 pelo motorista do padre. No entanto, a situação teria sido toda feita a mando do sacerdote, que tirava proveito dela.

Em entrevista ao UOL, a mulher afirma que conheceu o padre em 2019, quando começou a frequentar retiros espirituais que ele organizava. Foi então em um desses eventos que ela teria sido convidada a ir até uma casa isolada, na Fazenda Malhada, em Arcoverde, Pernambuco.

Lá, o padre teria pedido que lhe fizesse uma massagem nas costas, o que ela aceitou, mas quando se deu conta que o sacerdote estava nu, tomou um susto. Então, ela teria sido abordada pelo motorista, munindo de uma faca, que começou a estuprá-la a mando do padre, que assistia a cena sem realizar qualquer ação para ajudá-la.

Depois de tamanha violência, ela teria permanecido calada, em choque, até que em novembro de 2022 foi procurar a polícia para realizar a denúncia. Na ocasião, mencionou também que foi alertada pelo sacerdote para não contar nada, pois tudo poderia ser "pior para ela".