Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Igreja Católica

Padroeiro da internet: Carlo Acutis será canonizado como primeiro santo millennial

Falecido aos 15 anos, o jovem Carlo Acutis foi aprovado pelo papa e cardeais para tornar-se o primeiro santo da geração millennial

O jovem Carlo Acutis - Reprodução / Vatican News
O jovem Carlo Acutis - Reprodução / Vatican News

Nesta quinta-feira, 1, o Vaticano anunciou que o papa Francisco decretou que a canonização de Carlo Acutis, que poderia se tornar o primeiro santo da geração millennial, será prosseguida. A data oficial da canonização de Acutis ainda não foi definida, mas possivelmente ocorrerá em 2025.

O jovem Acutis, que morreu após uma leucemia em 2006, aos 15 anos, é conhecido por ter usado seus conhecimentos de informática — o que o exemplifica como um digno "santo millennial" — para difundir a consciência da fé católica. Há anos, ele também é conhecido como "padroeiro da internet" e "influenciador de Deus".

Geralmente, até que uma pessoa seja reconhecida pela Igreja Católica como santa, pode levar décadas. Porém, a causa de Acutis avançou rapidamente após o reconhecimento recente, em maio deste ano, de um segundo milagre em seu nome — são necessários dois milagres para a beatificação ser aprovada, sob exigência de exame aprofundado.

+ Do milagre a exposição do corpo: Veja 5 curiosidades sobre Carlo Acutis, o padroeiro da internet

De acordo com a CNN Brasil, muitas vezes Acutis era retratado vestindo jeans e tênis, fazendo dele especialmente popular entre jovens, sendo uma forma de a Igreja Católica se conectar mais proximamente com a geração digital.

Santo Acutis

De uma família italiana, Carlo Acutis nasceu no dia 3 de maio de 1991, em Londres, no Reino Unido. Lembrado por seus amigos e familiares principalmente por gostar de jogar videogames, usar o computador, tocar saxofone, gostar de futebol e animais e fazer curta-metragens de seus cães; além de ter criado um site que documentava relatos de milagres em diferentes partes do mundo.

Em maio, a mãe do jovem, Antonia Salzano, o descreveu à CNN como um "sinal de esperança" de que a santidade ainda é possível: "[Com] todos os meios de comunicação, as tecnologias, às vezes parece que a santidade é algo que pertence ao passado. Em vez disso, a santidade também é algo hoje em dia neste tempo moderno".

Ela ainda contou mais detalhes sobre a infância de seu filho, que morreu ainda jovem, com apenas 15 anos, em 2006. Desde os nove anos, disse ela, Acutis passava tempo ajudando pessoas sem-abrigo de Milão, dando sua mesada aos que dormiam nas ruas. Além disso, ele voluntariamente se limitava a ter apenas um par de sapatos, para que assim economizasse mais dinheiro para ajudar aos pobres.

Em 2020, Carlo Acutis foi beatificado e declarado "abençoado", depois que lhe foi atribuído pela Igreja Católica seu primeiro milagre. Na ocasião, ele supostamente curou um menino brasileiro com um problema de nascença no pâncreas, que o impedia de se alimentar normalmente; mas ele teria sido curado depois que sua mãe orou a Acutis para interceder por ele.

Já o segundo milagre, atribuído no ano passado, foi sobre ter curado uma menina da Costa Rica, que sofreu um traumatismo craniano após uma queda de bicicleta em Florença, na Itália. A mãe da garota rezou pela recuperação da filha no túmulo de Acutis, em Assis, na Itália, e ela de fato se recuperou.