Notícias » Personagem

Papa declara que construção de muro anunciada pela Polônia é "retorno ao passado"

O governo polonês anunciou que uma barreira deverá começar a ser construída no próximo mês

Redação Publicado em 16/11/2021, às 14h37

Papa Francisco
Papa Francisco - Getty Images

O papa Francisco declarou nesta terça-feira, 16, durante visita a um centro de acolhimento de refugiados na Itália, que a construção de muros com o objetivo de barrar fluxos migratórios é um "retorno ao passado".

A fala do líder da Igreja Católica, se deu um dia após o anúncio das autoridades polonesas de que uma barreira será construída na divisa do território com Belarus

"A história nessas últimas décadas deu sinais de um retorno ao passado: os conflitos se reacendem em diversas partes do mundo, nacionalismos e populismos reaparecem em diversas latitudes, a construção de muros e o retorno dos migrantes a lugares não seguros aparecem como única solução da qual os governos são capazes para gerir a mobilidade humana", disse o pontífice.

Apesar disso, Francisco considerou, segundo o portal de notícias UOL, que também há "sinais de esperança" nesse "deserto", os quais "nos permitem sonhar em caminhar juntos como um novo povo em direção a um 'nós' cada vez maior".

De acordo com o comunicado do governo da Polônia, as obras para edificação de um muro na fronteira com Belarus terá início no mês de dezembro.