Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Papa Francisco

Papa opina sobre possibilidade de bênçãos a casais do mesmo sexo

Opinião foi dada pelo Papa Francisco ao responder cardeais conservadores de diferentes nações

Redação Publicado em 02/10/2023, às 21h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Papa Francisco - Getty Images
O Papa Francisco - Getty Images

Ao responder o que os fieis conhecem como 'dubia' nesta segunda-feira, 2, o Papa Francisco opinou sobre um tema que divide opiniões na Igreja Católica.

Ao responder um total de cinco cardeais conservadores da Ásia, África, América Laina, Europa e EUA, o Santo Padre discutiu a respeito da possibilidade de bênçãos a casais do mesmo sexo.

Análises

No entanto, as bençãos seriam limitadas e analisadas individualmente. Além disso, não podem ser confundidas com o que vemos atualmente em casórios de casais heterossexuais, enfatiza a Reuters.

O Papa Francisco destacou que a "Igreja tem uma concepção muito clara do casamento, que é uma união exclusiva, estável e indissolúvel entre um homem e uma mulher, naturalmente aberta à geração de filhos". Como consequência, é necessário evitar "qualquer tipo de rito ou sacramento que poderia contradizer essa convicção e implicar que algo é reconhecido como casamento". 

Francisco, ao mesmo tempo, enfatiza que bispos e padres não deveriam perder a "caridade pastoral, que deve passar por todas as decisões e atitudes" tomadas por prelados. "Quando você pede uma bênção, você expressa um pedido de ajuda a Deus, uma oração para poder viver melhor. Portanto, não podemos nos tornar juízes que apenas negam, rejeitam, excluem", explicou.

O Papa também chama atenção para que, em determinados casos, as solicitações de bençãos seriam a maneira de alguns fiéis se aproximarem de Deus, embora atos específicos sejam considerados "objetivamente moralmente inaceitáveis".