Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino Unido

Partido conservador expulsa parlamentar que comparou vacinação ao Holocausto

O primeiro-ministro britânico Rishi Sunak declarou ser 'totalmente inaceitável' as comparações feitas pelo parlamentar expulso

Redação Publicado em 11/01/2023, às 17h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O parlamentar britânico Andrew Bridgen, que comparou vacinação ao Holocausto - Getty Images
O parlamentar britânico Andrew Bridgen, que comparou vacinação ao Holocausto - Getty Images

Nesta quarta-feira, 11, o Partido Conservador do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, divulgou um comunicado informando a expulsão do parlamentar Andrew Bridgen da organização, após ele ter comparado as vacinas contra a Covid-19 ao Holocausto.

Segundo informações publicadas pelo portal G1, Simon Hart, chefe de disciplina partidária, declarou aos conservadores durante o anúncio oficial:

Andrew Bridgen passou dos limites, causando grande ofensa no processo. A desinformação sobre a vacina causa danos e custa vidas".

Em outra reunião no Parlamento, o primeiro-ministro Rishi Sunak disse:

É totalmente inaceitável fazer ligações e usar linguagem deste tipo, e eu estou determinado com a erradicação do flagelo do antissemitismo. Isso não tem absolutamente nenhum lugar em nossa sociedade".

O caso 

Em suas redes sociais, Andrew Bridgen, considerado um crítico de longa data a respeito das vacinas contra a Covid-19, publicou um link sobre um artigo que falava sobre os efeitos colaterais das vacinas. Na publicação, ele escreveu o seguinte comentário: 

Como um consultor cardiologista me disse, esse é o maior crime contra a humanidade desde o Holocausto".

Posteriormente, o parlamentar veio a público para se desculpar, diante de acusações de antissemitismo:

Em relação ao meu tuíte desta manhã, o uso do Holocausto como referência foi insensível, pelo que peço desculpas. Excluí o tuíte ofensivo. No entanto, isso não pode ser usado para desviar a atenção de preocupações válidas relacionadas à vacina. O artigo que tuitei apresenta o trabalho de um pesquisador judeu israelense".