Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

Passageiro arremessa moedas em motor de avião e atrasa voo em quatro horas

Esta não foi a primeira vez em que moedas foram encontradas no motor de aeronaves chinesas; a prática seria uma forma de ritual por um voo seguro

Redação Publicado em 07/03/2024, às 14h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aeronaves da China Southern Airlines - Reprodução/Redes Sociais/X/@CSAIRGlobal
Aeronaves da China Southern Airlines - Reprodução/Redes Sociais/X/@CSAIRGlobal

Nesta quarta-feira, 6, um voo na Chinaatrasou sua decolagem em mais de quatro horas, após um passageiro arremessar moedas no motor da aeronave. Segundo a mídia estatal chinesa, o voo CZ8805 da China Southern Airlines, programado para decolar as 10h, não partiu até as 14h16. 

Em uma gravação divulgada por veículos estatais da China, é possível ver uma comissária de bordo questionando um passageiro suspeito de ter arremessado as moedas, indagando quantas foram jogadas no motor. A identidade do passageiro não foi revelada, mas ele pode ser ouvido no vídeo dizendo que foram de “três a cinco” moedas.

Conforme repercutido pela CNN Brasil, via Chinese Southern Airlines, o passageiro suspeito de ter lançado as moedas foi então detido pela polícia do aeroporto. A companhia aérea também esclareceu que os objetos foram encontrados durante as verificações de segurança, mas não especificou a quantidade.

Superstição

Após o incidente, a China Southern Airlines emitiu uma nota em suas redes sociais contra “comportamentos incivilizados” e afirmou que “jogar moedas no avião representa uma ameaça à segurança da aviação e resultará em diferentes níveis de punição”.

É importante ressaltar que esta não é a primeira vez que passageiros arremessaram moedas em aviões. Este ritual por “boa sorte” se tornou recorrente nos últimos anos na China. Em outubro do ano passado, outro voo da China Southern Airlines atrasou em Guangzhou após um passageiro ser pego arremessando moedas em direção ao avião. 

Em 2021, um voo da GX Airlines entre Weifang e Haikou foi cancelado quando várias moedas embrulhadas em papel vermelho foram encontradas no chão. E em 2017, durante o embarque no Aeroporto Internacional de Pudong, em Xangai, um passageiro idoso jogou moedas em um avião da China Southern Airlines, alegando ser “uma oração por um voo seguro”.