Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estátua

Fragmento de estátua roubada de faraó Ramsés II é devolvido ao Egito

O pedaço faz parte de estátua que pertenceu à um faraó que viveu há 3.400 anos no Egito

Redação Publicado em 04/07/2023, às 16h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fragmento de estátua que pertenceu ao faraó Ramsés II - Divulgação/Ministério da Cultura da Suíça
Fragmento de estátua que pertenceu ao faraó Ramsés II - Divulgação/Ministério da Cultura da Suíça

Em uma cerimônia na última segunda-feira (03), na embaixada do Egito em Berna, a autoridade suíça responsável pela cultura, Carine Bachmann, devolveu ao governo egípcio um pedaço roubado de uma estátua de pedra que pertencia a Ramsés II, um faraó que viveu há cerca de 3.400 anos, conforme reproduzido pelo site O Globo. 

A estátua

O fragmento pertence à estátua que retrata o faraó sentado junto a antigos deuses egípcios. Segundo o Ministério da Cultura da Suíça, o fragmento fora furtado do templo de Ramsés II na cidade de Abidos entre o fim dos anos 1980 e o começo dos anos 1990. Após passar por diferentes nações, a pedra foi importada para a Suíça e posteriormente recuperada durante um processo penal no cantão de Genebra. 

A devolução do fragmento “sublinha o compromisso compartilhado da Suíça e do Egito na luta contra o tráfico ilegal de patrimônio, que foi fortalecido por um acordo bilateral sobre a importação e devolução do patrimônio cultural em 2011”, destacou o comunicado.

Ramsés II, também conhecido como Ramsés, o Grande, é reconhecido como um dos mais influentes e proeminentes líderes do Novo Reino do Egito, e acredita-se que ele tenha vivido até os 90 anos de idade, aproximadamente entre 1303 a.C. e 1213 a.C