Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Pegadas incomuns de 9 mil anos são encontradas em praia britânica

A descoberta evidencia como o aumento do nível do mar pode transformas os habitats

Éric Moreira, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 08/10/2022, às 12h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia com pegadas em praia na Grã-Bretanha - Divulgação/Universidade de Manchester/Jamie Woodward
Fotografia com pegadas em praia na Grã-Bretanha - Divulgação/Universidade de Manchester/Jamie Woodward

Na Praia Formby, em Merseyside, Inglaterra, centenas de pegadas, tanto de humanos quanto de animais, foram descobertas, todas datadas de períodos entre 9 mil e mil anos. A partir de análise dos achados, especialistas demonstram que ocorreu um declínio considerável na diversidade de seres vivos da Grã-Bretanha com o tempo, que era extremamente ampla no passado.

Em estudo publicado no dia 26 de setembro na revista Ecology & Evolution, arqueólogos e geógrafos da Universidade de Manchester, da Inglaterra, foram apresentados dados que confirmam que os leito mais ricos em espécies são, também, mais antigos do que se pensava. Ou seja, na região, quanto mais se voltar ao passado, maior a diversidade de seres vivos.

De acordo com os pesquisadores, como informado pela Revista Galileu, à medida que o nível do mar subiu após a última era glacial — há cerca de 9 mil a 6 mil anos —, os humanos compartilhavam o ecossistema com auroques — espécie bovina já extinta —, veados-vermelhos, corças, javalis, castores, lobos e linces.

Pegada de veado descoberta no local, datada de cerca de 8,5 mil anos
Pegada de veado descoberta no local, datada de cerca de 8,5 mil anos / Crédito: Divulgação/Universidade de Manchester/Jamie Woodward

Declínio de espécies

Percebe-se, com as pegadas, que o ecossistema era compartilhado por vários grandes animais, tanto herbívoros quanto predadores. Então, com o aumento do nível do mar — e, consequentemente, diminuição das áreas em terra firme — e o desenvolvimento de economias agrícolas, assim como a caça realizada por humanos, com o passar do tempo diversas espécies foram sumindo gradualmente. 

Os leitos de pegadas de Formby formam uma das maiores concentrações conhecidas de pegadas de vertebrados pré-históricos do mundo. Esta é a primeira vez que tal história faunística e ecossistema foram reconstruídos apenas a partir de evidências de pegadas", explica Alison Burns, expert que passou seis anos realizando a pesquisa de campo, em comunicado.
Pegadas descobertas em praia do Reino Unido
Pegadas descobertas em praia do Reino Unido / Crédito: Divulgação/Universidade de Manchester

Jamie Woodward, coautor do estudo, evidencia como a pesquisa demonstra como o aumento do nível do mar pode influenciar diferentes ecossistemas e, por consequência, ameaçar os habitats e a biodiversidade. "Precisamos entender melhor esses processos no passado e no presente", acrescenta.