Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Pela primeira vez, Anvisa aprova tratamento para HIV com comprimido único

A decisão acontece às vésperas do Dia Mundial de Combate à AIDS

Penélope Coelho Publicado em 30/11/2021, às 09h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação artística meramente ilustrativa - Divulgação/Pixabay/madartzgraphics
Representação artística meramente ilustrativa - Divulgação/Pixabay/madartzgraphics

Na noite da última segunda-feira, 29, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, aprovou um novo tratamento para o HIV. Trata-se de um procedimento que envolve somente um comprimido.

A medicação em questão reúne em uma dose diária dois antirretrovirais. A aprovação foi definida como “um avanço no tratamento de pessoas portadoras do vírus que causa a AIDS”.

A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão dos pacientes”, informou em nota, a agência reguladora. As informações são do portal de notícias g1.

Segundo revelado na publicação, esse é o primeiro tratamento com somente um comprimido aprovado pela Anvisa. O medicamento em questão combina as substâncias lamivudina e dolutegravir sódico.

Agora, médicos poderão prescrever o comprimido para tratamento completo da infecção pelo vírus, podendo ser usado por portadores adultos e adolescentes com mais de 12 anos e pelo menos 40 quilos.

A decisão acontece às vésperas do Dia Mundial de Combate à AIDS, internacionalmente definido como o dia 1° de dezembro, para conscientização mundial sobre o tema.