Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Pela primeira vez, Brasil irá sediar o maior programa espacial do mundo

Selecionada pela Universidade Espacial Internacional, a cidade paulista de São José dos Campos deve sediar o evento em 2023

Pamela Malva Publicado em 27/02/2021, às 11h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Área especializada em São José dos Campos que receberá o Space Studies Program em 2023 - Divulgação/Inpe
Área especializada em São José dos Campos que receberá o Space Studies Program em 2023 - Divulgação/Inpe

Em 1987, a Universidade Espacial Internacional lançou a primeira edição do Space Studies Program (SSP), realizada no Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT). Agora, pela primeira vez em sua história, o programa espacial será sediado no Brasil.

Segundo anunciado pela universidade, a edição da iniciativa prevista para 2023 acontecerá em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Antes do município, só a cidade chilena de Val Paraíso teve a oportunidade de sediar o SSP na América Latina.

Para a próxima edição, a prefeitura de São José dos Campos contará com a parceria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Assim, a edição brasileiroa do programa espacial terá dois meses de duração.

Como de costume da iniciativa, a edição do SSP em São Paulo contará com palestras de profissionais, competições de robôs e até lançamento de foguetes. A ideia é buscar a popularização e democratização da ciência e das demais atividades espaciais.

Agora, a universidade deve realizar uma visita técnica na cidade, a fim de consolidar a escolha. A prefeitura de São José dos Campos, então, já está se preparando para receber os mais de 300 profissionais de 20 países diferentes que devem participar da feira.