Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / 'God Save the King'

Pela primeira vez em 70 anos, hino 'God Save the King' é cantado; veja vídeo

Após a morte da rainha Elizabeth II, hino do Reino Unido sofreu alterações e agora é cantado como 'God Save the King'

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/09/2022, às 17h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rei Charles III, filho da falecida rainha Elizabeth II - Getty Images
Rei Charles III, filho da falecida rainha Elizabeth II - Getty Images

Nesta sexta-feira, 9, pela primeira vez o hino oficial do Reino Unido foi cantado com alteração na letra, depois do longo reinado de Elizabeth II — que veio a falecer na última quinta-feira, 8. Antes, o hino era cantado como 'God Save the Queen', e hoje foi, depois de 70 anos, cantado pela primeira vez como 'God Save the King', em referência ao novo monarca, o rei Charles III.

O evento em que o 'novo' hino foi cantado pela primeira vez ocorreu na catedral de St. Paul, em Londres, ao fim do serviço memorial para a finada rainha Elizabeth II. Confira a seguir o vídeo do canal oficial da Família Real Britânica do YouTube, com o hino 'God Save the King':

A letra do hino permaneceu a mesma, em essência, apenas com devidas alterações para evitar perda de sentido. Em vez de 'queen' (rainha), é cantado 'king' (rei), alem de substituir termos como 'ela' e 'dela' por 'ele' e 'dele'.

Longo período sem alterações

A rainha Elizabeth II estava no poder havia 70 anos, tendo sido a responsável pelo segundo reinado mais longo da história da Europa — atrás apenas dos 72 anos de Luís XIV, da França. Por isso, claro, o hino do Reino Unido passou tanto tempo sem sofrer qualquer alteração em sua letra.

Tendo falecido na manhã da última quinta-feira, 8, Elizabeth II já apresentava alguns problemas de saúde anteriores, tendo passado uma noite em um hospital, em outubro do ano passado, e diagnosticada com covid-19 em fevereiro deste ano — o que, segundo ela, havia a deixado "muito cansada e exausta".