Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cleópatra

Pesquisadores de SC recriam o perfume favorito de Cleópatra

Loção usada pela rainha para perfumar sua pele possuía fragrância curiosa; confira!

Redação Publicado em 19/08/2023, às 15h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A rainha por Alexandre Cabanel (1887) - Alexandre Cabanel/ Wikimedia Commons/ Domínio Público
A rainha por Alexandre Cabanel (1887) - Alexandre Cabanel/ Wikimedia Commons/ Domínio Público

Cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) decidiram recriar um perfume que teria sido usado por Cleópatra, a última rainha do Egito. A receita, que usa ingredientes como canela, óleo de balanos, resinas e mirra, foi descrita por um artigo científico alemão. 

De acordo com Anelise Regiani, professora envolvida no projeto, a loção favorita da governante egípcia — que é apelidada de 'Mendesian' — possui um aroma muito interessante: 

Tem um odor adocicado, por conta da mirra, mas também é bausâmico, pela presença da resina de pinheiro. Ele tem um toque especiado e amadeirado dessas duas canelas", disse ela, segundo repercutiu o g1. 

A fragrância atualmente compõe uma exposição interativa na UFSC em que os visitantes tem a oportunidade de aprender sobre a química por trás da criação de perfumes

Cleópatra 

A rainha do Egito, vale mencionar, teria uma relação especial com aromas, também de acordo com Regiani

Conta-se que quando ela foi ao encontro de Marco Antônio, ela perfumou as velas do seu barco com o perfume de rosas, pra que seu cheiro chegasse antes e já anunciando a sua chegada", apontou a professora.