Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Pesquisadores desvendam mistério de pote chinês de 2 mil anos

Após inúmeras pesquisas, especialistas revelaram o que era o líquido curioso encontrado dentro do artefato antigo. Confira

Penélope Coelho Publicado em 18/09/2020, às 12h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto do pote de bronze e detalhe do cisne esculpido - Divulgação
Foto do pote de bronze e detalhe do cisne esculpido - Divulgação

Em maio deste ano, durante escavações na cidade de Sanmenxia, no centro da China, arqueólogos encontraram um pote de bronze de 2 mil anos, o artefato antigo possui um formato curioso representando um cisne.

Na ocasião, os pesquisadores ficaram intrigados já que o objeto continha mais de 3 litros de um líquido misterioso em seu interior. Por muito tempo, o conteúdo encontrado no pote permaneceu um enigma, somente depois de alguns meses os especialistas chegaram a uma conclusão.

De acordo com informações do site The People's Daily, divulgadas nesta sexta-feira, 18, o líquido era na verdade um álcool semelhante ao licor medicinal que foi registrado em um antigo livro de medicina descoberto nas tumbas de Tumbas de Mawangdui e escrito provavelmente durante a Dinastia Han.

De acordo com Yang Yimin, professor do Departamento de Arqueologia e Antropologia da universidade chinesa responsável pela pesquisa, os testes no líquido continuarão sendo realizados para obter mais informações sobre a matéria-prima usada em sua produção.