Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Planta

Planta que causa destruição de órgãos é avistada na Inglaterra

A planta, que é extremamente tóxica, pode levar à insuficiência respiratória e até mesmo ao coma

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 16/03/2023, às 10h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Raízes da planta foram encontradas em Carbis Bay - Divulgação / Facebook
Raízes da planta foram encontradas em Carbis Bay - Divulgação / Facebook

Autoridades sanitárias da cidade litorânea de Carbis Bay, na Inglaterra, têm orientado donos de cães a manterem seus animais afastados de uma planta tóxica conhecida como cicuta ou "Dead men's fingers" ("dedos do homem morto", em tradução livre). O alerta foi comunicado depois que um animal de estimação foi morto e outro quase morreu por entrarem em contato com a mesma planta.

Especialistas em botânica identificaram raízes da cicuta na região da Cornualha no fim de semana e a Sociedade Real para Prevenção e Crueldade a Animais (RSPCA, na sigla em inglês) alertou a população de que até mesmo uma pequena quantidade dessas raízes pode ser fatal tanto para animais quanto para humanos.

A descoberta foi feita por Suzanne Dellamuro durante um passeio em Carbis Bay, no último domingo, 12, quando ela avistou um grupo de raízes brancas com cheiro de salsa, segundo o jornal CornwallLive. Como informou o portal de notícias UOL, os alcalóides presentes na planta podem causar reações dolorosas na pele e afetar a transmissão do impulso nervoso para os músculos, levando à insuficiência respiratória.

Sintomas

De acordo com a fonte, os sintomas de envenenamento por cicuta podem incluir tremores, queimação no trato digestivo, aumento da salivação, dilatação das pupilas, dor e fraqueza muscular ou paralisia, aceleração seguida de diminuição da frequência cardíaca, perda da fala, convulsões, inconsciência ou coma.

Dellamuro afirmou que pegou a planta por curiosidade, mas tomou cuidado para não ser envenenada, usando luvas. Ela compartilhou a foto das raízes nas redes sociais na esperança de ajudar outras pessoas a identificarem a planta e ficarem alertas.

"Cuidado, raízes de cicuta encontradas na praia de Carbis Bay", escreveu a mulher. "Peguei com luvas e joguei fora. Mas cuidado, é muito, muito venenoso."