Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Japão

Por que os japoneses estão comprando armas usadas por samurais?

Segundo emissora pública japonesa, arma foi usada pela primeira vez por samurais durante o período Edo (1603-1868); entenda!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 30/11/2023, às 12h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Antigo guerreiro samurai - Domínio Público via Wikimedia Commons
Antigo guerreiro samurai - Domínio Público via Wikimedia Commons

Na noite do último domingo, 26, o funcionário de uma joalheria em Tóquio, no Japão, passou a ser considerado herói ao deter três suspeitos que tentavam assaltar o local. O que chamou a atenção, além disso, foi a forma como ele combateu os criminosos: usando uma sasumata.

Desde que as imagens das câmeras de segurança viralizaram nas redes sociais, a procura pela arma usada pelos samurais no Japão feudal teve uma alta considerável. Segundo a emissora pública NHK, a sasumata foi usada pela primeira vez por samurais durante o período Edo (1603-1868) para prender criminosos.

Sasumata do período Edo e uma moderna/ Crédito: Wikimedia Commons/Samuraiantiqueworld e Chris 73

Ainda hoje, completa, o instrumento é usado por policiais no país para deter as pessoas sem feri-las gravemente. 

+ Jogatina de Monopoly na Bélgica termina em briga com espada samurai e feridos

Aumento de procura

Conforme repercutido pelo The Guardian, uma empresa na província de Tochigi, ao norte de Tóquio, informou ter recebido inúmeras ligações de pessoas querendo adquirir o instrumento de defesa. 

Antes, a sasumata, que era vendida uma vez ou outra por mês, agora recebe cerca de 10 pedidos diários. O aumento se tornou constante desde o outono do ano passado, com os diversos casos criminais sendo mostrados na televisão.