Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Praia

Praia alargada está imprópria para banho

Localizada em Balneário Camboriú, a praia está imprópria para banhistas

Redação Publicado em 16/12/2022, às 14h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de praia - Getty Images
Imagem ilustrativa de praia - Getty Images

Uma análise realizada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) na última segunda-feira, 12, mostrou que os 10 pontos da Praia Central de Balneário Camboriú, no litoral norte deSanta Catarina, não estão próprios para banho de mar. Para os especialistas, essa impropriedade pode estar relacionada à chegada de turistas, chuvas e esgotos despejados de forma irregular. 

Vanessa Gonçalves, professora doutora em biologia molecular e biotecnologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), disse em entrevista ao G1 que: "A chuva altera bastante a balneabilidade porque todo o esgoto e eventuais rejeitos que são liberados de maneira irregular, nos rios e córregos ao redor, acabam sendo carregados de maneira mais densa para o mar".

Ela ainda completou: "O que mudou muito nos últimos dias foi o volume de chuva. A vinda de turistas ainda não é tão alta, porque a gente ainda está em dezembro, e o alargamento da faixa já foi feito antes. Se a gente for olhar os dados do IMA, vai ver que Balneário Camboriú não é a única cidade afetada". 

O que diz o município 

O diretor-geral da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú, Douglas Costa Beber, disse que "o município, por meio da Emasa, também faz a coleta semanalmente, e quando ocorre chuva, transfere o dia da coleta". 

O IMA realiza a coleta e análise da água uma vez por semana, sendo coletado uma amostra todas as segundas-feiras. Quando não está na temporada de verão, a medição é realizada uma vez ao mês.