Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lula

Presidente da China parabeniza Lula e declara desejo de 'parceria estratégica'

Presidente chinês parabenizou Lula nesta segunda-feira, 31

Redação Publicado em 31/10/2022, às 11h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Presidente da China, Xi Jinping, e presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. - Getty Images
Presidente da China, Xi Jinping, e presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. - Getty Images

Após as eleições presidenciais nesse último domingo, 30, declarar o político Luiz Inácio Lula da Silva, como novo presidente do Brasil; nesta segunda-feira, 31, o presidente da China, Xi Jinping, parabenizou Lula pela conquista.

De acordo com Televisão Central da China (CCTV), Jinping disse que: "Atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações China-Brasil".

Durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, os laços entre o Brasil e China não eram dos melhores. Segundo o G1, entretanto, após a vitória do petista, que se tornou o primeiro político a vencer três eleições presidenciais no Brasil, a relação entre os países deve melhorar.

Nova relação

Estou disposto a trabalhar com o presidente eleito Lula, de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, para planejar e promover conjuntamente a um novo patamar a parceria estratégica abrangente entre a China e o Brasil, em benefício dos dois países e seus povos", disse o chines, Xi Jinping.

Lulafoi o presidente do país durante o agrupamento do Brics em 2009, um grupo de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento econômico, constituído pela Rússia, China, Índia e Brasil. Em 2010, a África do Sul se juntou aos outros países.

Durante uma entrevista que Lula cedeu a um veículo de comunicação da China no ano passado, o petista parabenizou os métodos que o país utilizou para pandemia de covid-19.