Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Irã

Presidente do Irã rechaça proposta de novo acordo nuclear com Trump

Durante pronunciamento televisionado nesta quarta-feira, dia 15, Hassan Rouhani declarou que a oferta foi “estranha” e acusou o americano de sempre quebrar promessas

Fabio Previdelli Publicado em 15/01/2020, às 13h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de Hassan Rouhani durante pronunciamento - Getty Images
Imagem ilustrativa de Hassan Rouhani durante pronunciamento - Getty Images

Hassan Rouhani, presidente do Irã, rechaçou nesta quarta-feira, 15, uma proposta de um novo acordo para cessar a disputa nuclear com os Estados Unidos.  Rouhani declarou que a oferta foi “estranha” e acusou Donald Trump de sempre quebrar promessas.

Durante o discurso, que foi televisionado, o iraniano sugeriu aos americanos que voltassem com o acordo de 2015 entre o Teerã e as demais potências mundiais, alegando que o país poderia reverter suas ações para diminuir seus compromissos sob o pacto.

Se negando a assinar um novo acordo enquanto as sanções impostas pelos Estados Unidos estiverem em vigor, Hassan Rouhani aproveitou o pronunciamento para criticar os países europeus que desencadearam um mecanismo de disputa previsto no acordo, alegando que não cumpriram com seus compromissos.

A tensão entre os países se acalentou no início do mês quando um ataque com míssil dos Estados Unidos, próximo ao aeroporto de Bagdá, resultou na morte de Qassen Suleimani, brigadeiro-general que comandava uma unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã.